VOLTAR
  • Política

Auricchio e Paulo Pinheiro dão mais sinais de reaproximação

Neste ano, prefeito e ex-prefeito se encontraram quatro vezes em eventos e não dispensaram fotos juntos

  • Auricchio e Paulo Pinheiro já participaram de quatro eventos juntos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/08/2018
  • Compartilhar:

Neste ano, prefeito e ex-prefeito se encontraram quatro vezes em eventos e não dispensaram fotos juntos

auricchio e paulo pinheiro

Auricchio e Paulo Pinheiro já participaram de quatro eventos juntos. Foto: Divulgação

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), e seu antecessor Paulo Pinheiro (DEM), deram mais sinais de reaproximação. Ambos protagonizaram uma verdadeira guerra política desde 2012, quando Pinheiro enfrentou a candidata do governo do tucano, Regina Maura Zettone, e a derrotou nas urnas com 65% dos votos.

Desde então, Auricchio e Paulo Pinheiro viraram ferrenhos adversários políticos com duras críticas um ao outro. Houve até processos na Justiça, além de várias acusações de materiais apócrifos espalhados na cidade.

Pinheiro tentou a reeleição, mas Auricchio o derrotou nas eleições de 2016. E o que parecia improvável aconteceu. O primeiro sinal de que algo tinha mudado na relação de ambos foi o fato de o ex-prefeito retirar o principal processo de crime eleitoral contra o adversário.

Recentemente, Auricchio admitiu ao ABCD Jornal estar buscando a reconstrução dos “laços de amizade”. O tucano tem, inclusive, convidado o ex-prefeito para eventos oficiais da Prefeitura. Durante a inauguração de uma escola, em 30 de junho, apesar da ausência do antecessor, Auricchio fez questão de citar que foi Pinheiro quem deu início às obras.

Questionado sobre a reaproximação, Auricchio admitiu a tentativa. “Nossa relação sempre foi boa, de amizade, respeitosa. Não está próxima porque eu vim para a administração e ele está fora, cuidando da vida dele, mas é uma relação diplomática, nada diferente do que foi durante 20 anos. O que foi atípico foram os quatro anos do mandato dele. São mais de 20 anos de amizade”, afirmou o prefeito na ocasião.

E ao ser indagado sobre uma possível aliança, o tucano disparou: “Não descarto essa possibilidade. O relacionamento melhorou muito. Laços de amizade a gente reconstrói”.

auricchio e paulo pinheiro

Durante os parabénsem comemoração ao Aniversário de São Caetano novamente Auricchio e Paulo Pinheiro se encontraram. Foto: Divulgação

Bolo e parabéns

O aniversário de 141 anos da cidade, comemorado em 28 de julho, também foi motivo para se encontrarem, tanto na sessão solene da Câmara quanto no evento que teve direito a bolo e parabéns para São Caetano.

Em maio, durante a sessão em homenagem ao um jornal da Região, também estiveram próximos. O último encontro ocorreu nesta quarta-feira (01/08) durante os festejos do aniversário de 50 anos da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), quando ambos novamente tiraram fotos juntos.

Elo

O presidente da Câmara, Pio Mielo (MDB), já também admitiu em entrevista ao ABCD Jornal que trabalha pela união dos grupos políticos de São Caetano. O emedebista também aparece em todas as fotos que Auricchio e Paulo Pinheiro estão.

Em 2012, houve uma cisão com Paulo Pinheiro de maneira legítima. Só que depois de eleito faltou habilidade do governo para se recompor, o governo não teve a sensibilidade de atrair os derrotados e os derrotados não tiveram a sensibilidade de se colocarem à disposição do governo eleito. Quatro anos de cisão fez com que se criassem as torcidas organizadas e essa disputa continuou na eleição de 2016. Só que a política de São Caetano entrou em um ranço onde criaram-se cisões e onde a cada dia ia afastando as placas tectônicas da política e isso se intensificou em 2016 e eu, enquanto presidente, venho trabalhando de maneira incansável para tentar reorganizar a classe política de São Caetano”, disse Pio recentemente.

auricchio e paulo pinheiro

Auricchio e Paulo Pinheiro estiveram no evento de 50 anos da USCS. Foto: Divulgação