VOLTAR
  • Cidades

Auricchio diz que delegado se equivocou ao soltar ladrão preso por GCMs

Declaração do prefeito de São Caetano foi dada após entrega de 16 cicloviaturas para guardas municipais neste domingo

  • Declaração do prefeito de São Caetano em defesa dos GCMs foi dada após entrega de 16 cicloviaturas para guardas municipais neste domingo.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/10/2019
  • Compartilhar:

Declaração do prefeito de São Caetano foi dada após entrega de 16 cicloviaturas para guardas municipais neste domingo

 

Declaração do prefeito de São Caetano em defesa dos GCMs foi dada após entrega de 16 cicloviaturas para guardas municipais neste domingo. Foto: Gislayne Jacinto

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, após entregar 16 cicloviaturas para os GCMs (Guardas Civis Municipais) neste domingo (20/10) defendeu a atuação da Corporação e criticou a postura de um delegado da cidade que soltou recentemente um ladrão preso em flagrante pela Guarda.

“O delegado se equivocou ao liberar (o ladrão). Se o delegado entende que a guarda municipal não tem a autoridade para realizar o flagrante, ele deveria ter chamado outras forças policiais para fazê-lo, O que não poderia ter ocorrido foi a soltura do bandido flagrado”, disse o prefeito.

De acordo com Auricchio, a GCM de São Caetano é muito efetiva e melhor que muitas outras do Brasil, no combate à criminalidade. “O papel da guarda municipal é muito cinzento no País. Recentemente começaram a surgir inúmeros projetos de lei que incluem a GCM como polícia e tenho a sensação de que após a reestruturação do sistema de segurança pública os papéis da Guarda deverão ser repensados”, afirmou.

Entenda o caso polêmico

Em 9 de outubro, a GCM efetuou a prisão de um ladrão que ameaçou de morte  uma vítima usando um simulacro de pistola. O criminoso subtraiu um celular. Uma viatura da Corporação conseguiu detê-lo no bairro Fundação. O criminoso ainda tentou fugir e jogar o simulacro ao chão. Ele confessou aos guardas ter praticado o crime. A vítima também reconheceu o ladrão.

No entanto, ao chegar na Delegacia, o delegado George H. Franchon Marques Gonçalves registrou o BO (Boletim de Ocorrência), mas liberou o criminoso sob a alegação de que os GCMs ultrapassaram seus limites de atribuição.

O delegado questionou o procedimento dos GCMs. “Verifica-se pelo ocorrido que a despeito dos fatos, de ordem criminal, conforme natureza da ocorrência lançada, que a busca pessoal não deu em conformidade com o que disciplina o capítulo IX do Código de Processo Penal, que prevê as únicas possibilidades a realizada no caso de prisão em flagrante, de fato conhecido antes da revista e não por descobrir após ela, e quando houver fundada suspeita, que não se confunde com atitude suspeita, de arma proibida ou de objetos e papéis que constituam corpo de delito, oportunidade que somente policiais poderão implementá-la”, relatou no BO.

A Secretaria de Estado da Segurança também se posicionou na ocasião e informou que a Delegacia de São Caetano instaurou inquérito policial para investigar a ocorrência apresentada pela Guarda Civil Municipal. “A Delegacia Seccional de São Bernardo do Campo comunicou a 11ª Corregedoria Auxiliar do Demacro para a apuração de eventuais irregularidades na conduta do delegado”, informou a Secretaria estadual por meio de nota oficial.

 

Dezesseis bikes foram entregues ao Pelotão da Ciclopatrulha da GCM de São Caetano. Foto: Divulgação

 

BIKE PARA A GCM

A entrega de 16 bikes ao pelotão de ciclopatrulha da GCM aconteceu durante a entrega da revitalização da Praça Itália, no Bairro Fundação, onde também existe uma base da Guarda, que também foi reformada. “A entrega dessas 16 cicloviaturas é mais um complemento para a guarda”, afirmou Auricchio.

De acordo com o secretário de Segurança, Jorge Salgado, os equipamentos proporcionarão melhor desempenho no deslocamento, conforto no patrulhamento preventivo, menor tempo-resposta no atendimento de ocorrências e versatilidade no embarque e desembarque.