Santo André entrega 1ª fase do Parque Linear Prestes Maia

Operação Prestes Maia tem atuado em várias frentes ao longo da via; população ganhou neste sábado uma nova estrutura de esporte e lazer embaixo do viaduto Rotary

 

Santo André entrega 1ª fase do Parque Linear Prestes Maia´. Foto: Divulgação/PSA

 

A Prefeitura de Santo André entregou neste sábado (19) a primeira fase do Parque Linear Prestes Maia. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações realizadas pela administração municipal com o objetivo de revitalizar o entorno de uma das principais vias da cidade.

Durante o evento de inauguração, os munícipes puderam conferir as duas novas quadras de futebol society com fechamento em alambrado e grama sintética, playground, iluminação, entre outras melhorias, no trecho embaixo do viaduto Rotary.

O prefeito Paulo Serra lembrou que a realização do espaço era uma expectativa antiga da população. “Áreas de lazer e cultura são fundamentais, aliadas ao trabalho e investimento que temos desempenhado com saúde, educação e segurança e outros segmentos para melhorar ainda mais a cidade. O maior desafio desta entrega de hoje é que toda esta estrutura seja mantida, porque era uma solicitação dos moradores desde quando construíram este viaduto”, afirmou. “Vamos trazer ainda os cursos do Fundo Social de Solidariedade, que têm transformado vidas”.

As intervenções da Operação Prestes Maia são realizadas de maneira conjunta entre diversas secretarias. Nesta primeira fase, além das duas quadras e sua infraestrutura, foram entregues nova iluminação em LED, instalação de parquinho, mobiliário urbano, tabela de basquete, novos caminhos e lixeiras, reformulação das áreas verdes com remodelação dos canteiros e inserção de novas espécies arbóreas e arbustivas, limpeza do viaduto, terraplanagem, sinalização viária horizontal e vertical e novas calçadas com rebaixamento de guias.

Moradora da Vila Sacadura Cabral há 47 anos, Angelina Nunes de Oliveira comemorou a conquista. “Esta é uma luta antiga. Era uma obra muito esperada por todos aqui e por isso vamos zelar por este espaço”, pontuou.

O vice-prefeito e superintendente da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários, Luiz Zacarias, reforçou a importância da manutenção do local. “Esta área é dos moradores e deve ser cuidada por eles. A administração trabalha para que as necessidades da comunidade sejam atendidas, por isso, celebramos a entrega desta primeira fase, já aguardando as próximas que virão”, reforçou.

Operação Prestes Maia – Entre os serviços que serão executados na Operação Prestes Maia estão a criação de quadra ao lado da passarela Tainá Teixeira da Silva, instalação de câmeras de segurança ao longo da via, implantação de ecoponto do Semasa na rotatória que dá acesso ao viaduto Luis Meira, instalação de iluminação de LED em toda a avenida e implantação de um ponto de troca do programa Moeda Verde, na esquina da rua Machado de Assis com a rua Brasílio Machado.

Será realizada também a revitalização e iluminação da pista de caminhada próximo ao Corpo de Bombeiros na avenida Prestes Maia, pintura da passarela Tainá Teixeira da Silva e colocação de caçamba perto da entrada da mesma passarela.

O pacote de intervenções prevê ainda a criação de um novo acesso pela avenida Prestes Maia para a sede da GCM (Guarda Civil Municipal), que hoje tem entrada somente pela rua Coronel PM Celestino Henrique Fernandes. Estão previstas também melhorias na sinalização de trânsito ao longo da avenida.

Além das obras, a Prefeitura está realizando na região da avenida Prestes Maia a abordagem de pessoas em situação de rua. Esta ação visa mapear a situação destas pessoas e convencê-las a receber atendimento de saúde ou pelo Centro POP, que atende a população com este perfil.