VOLTAR
  • Política

Auricchio lança programa com investimento de R$ 150 milhões no bairro Fundação

Prefeito de São Caetano afirma que obras relacionadas ao projeto vão durar seis anos

  • Prefeito de São Caetano afirma que obras relacionadas ao projeto vão durar seis anos.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/12/2019
  • Compartilhar:

 Prefeito de São Caetano afirma que obras relacionadas ao projeto vão durar seis anos

 

Prefeito de São Caetano afirma que obras relacionadas ao projeto vão durar seis anos. Foto: Gislayne Jacinto

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), lançou neste sábado (07-12)  programa com investimento de R$ 150 milhões para o bairro Fundação. O lançamento contou com a participação de 600 pessoas no CER Oscar Gasberlotto.

De acordo com Auricchio, o dinheiro virá por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) e CAF (Corporação Andina de Fomento, banco de investimento da América Latina).

Entre as medidas estão projetos de sustentabilidade e meio ambiente, operações urbanas para o desenvolvimento econômico, revitalizações e ampliações de escolas e unidades de saúde, instalaçãode novo campus da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), além da transferência do Atende Fácil.

“Sem medo de errar, é o maior conjunto de intervenções urbanas da história da cidade em um único bairro. O plano diretor de reformulação está, tecnicamente, definido. Alguns em fase de projeto, outros já em execução, mas o fundamental que garantimos é que cada um deles já tem financiamento assegurado e, no que depender de mim, vai acontecer”, disse Auricchio.

O chefe do Executivo afirmou que trata-se de um programa a ser implementado a longo prazo, mas salientou que já exitem licitações concluídas e que serão divulgadas nos próximos dias.

 

Enchentes

Um dos principais problemas do bairro Fundação envolve as enchenes e o prefeito anunciou a construção de dois piscinões na avenida do Estado, com capacidade de captação de até 165 mil m³.

Segundo Auricchio, um piscinão será instalado entre os clubes Fundação e São Caetano Esporte Clube, em área pública, e o outro ficará perto a um  supermercado, terreno particular, ainda não divulgado pelo governo municipal.

Outra iniciativa para combater as enchentes no bairro é a construção de 4 quilômetros de muro de contenção de enchentes  nas margens da avenida dos Estados. Auricchio ainda anunciou a instalação de 7 quilômetros de tubulações de macrodrenagem(galerias que captam água dos pontos mais altos e levam para o rio).

“O projeto também envolve a ampliação de todas as vias, além da instalação de galerias fluviais para aumentar a drenagem e vazão das águas pluviais, alteamento viário e elevação da avenida do Estado para diminuir o desnível que há entre a cidade de São Caetano com a Capital”, afirmou Auricchio.

De acordo com o prefeito, as obras antienchentes começarão no ano que vem, porque dependem de concorrências públicas de padrão internacional. “As intervenções relacionadas ao meio ambiente começarão no começo de 2020. As licitações estarão divulgadas na próxima semana”, disse.

Revitalização

Auricchio informou ainda sobre a revitalização do espaço Matarazzo, que conta com 300 mil m². Um ponto destacado neste projeto é que a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) autorizou o município construir um parque a ser entregue em 180 dias.