Após revitalizado, Chico Mendes reabre em São Caetano

Espaço é considerado Cartão postal da cidade com vários equipamentos de lazer

Após revitalizado, Chico Mendes reabre em São Caetano. Foto: Divulgação

 

Considerado um dos principais cartões postais de São Caetano do Sul (chegou a receber mais de 100 mil pessoas no Show Amigos, em 1995), o Espaço Verde Chico Mendes reabriu para a população nesta segunda-feira (18/1), revitalizado. O local passou por melhorias como a substituição dos muros de fechamento por gradil orsometal, o que dá leveza ao ambiente e maior visibilidade ao espaço, principalmente de fora para dentro.

As mudanças incluíram reformulação da entrada de veículos e a criação de passagem exclusiva para quem chega a pé. Além dessas mudanças, o local recebeu outras melhorias executadas pela Sesurb (Secretaria de Serviços Urbanos) e pelo Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental).

A guarita foi remodelada e as sete quadras foram revitalizadas, com concreto usinado, com objetivo de deixar a planície mais unificada, mais lisa. Um dos espaços, inclusive, que era em cimento, foi readequado para receber partidas de vôlei de areia. Há ainda a construção da praça cívica, que será finalizada em breve, o que não impede a reabertura do parque.

“Logo de cara, assim que chegam, os visitantes perceberão as diferenças, por conta das duas entradas: a de veículos e a de pedestres. Além disso, todas as traves das quadras de futsal e os aros da de basquete são novos, além das quadras específicas de vôlei de areia e infantil”, explicou o secretário da Sesurb, Iliomar Darronqui, que ressaltou que o parque recebeu revisão geral de iluminação e agora será com LED, dando mais conforto, segurança e também economia de energia de cerca de 60% ao que era gasto anteriormente.

O prefeito em exercício, Tite Campanella, falou sobre a reabertura de um dos principais espaços de lazer da cidade. “A abertura do Chico Mendes reformado e revigorado fortalece a autoestima da nossa população neste momento tão difícil. Que possamos usá-lo dentro das premissas de distanciamento e promoção à saúde”, finalizou Tite Campanella.

Tite Campanella foi até o Parque e conversou com moradores na reabertura do Chico Mendes. Foto: Divulgação

 

FREQUENTADORES
A alegria dos frequentadores com a reabertura do parque era contagiante. Uma das mais contentes era a pequena e falante Lara de Ávila Ramos, 5 anos, que estava acompanhada dos pais Robson Souza Ramos, 42, e da mãe Rafaela de Ávila, 35 anos, moradores do Centro. Questionada se ela estava gostando do parque, Lara foi taxativa: “Siiiiiiim, adorei. O que eu mais gostei foi do navio (barco), porque ele tem várias passagens e um escorregador muito legal, bastante escorregadio. Vamos tirar uma foto eu, meu pai, minha mãe e a minha irmãzinha Luisa”, disse Lara, a respeito da mãe Rafaela, que está grávida de 6 meses.

Quem também adorou a reabertura do parque foi a senhora Hermelinda Martelette André, 70 anos e que há 50 é moradora do Bairro Oswaldo Cruz. “Estou amando, principalmente o lago com as tartarugas. Elas são lindas, ficou tudo muito bonito e não vejo a hora de trazer minhas netinhas Alexia (6 anos) e Paola (8 anos). Elas vão amar os brinquedos”, comentou a senhora Hermelinda.

SERVIÇO
Espaço Verde Chico Mendes
Local: Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica
Entrada: Gratuita
Horário de atendimento: de segunda a segunda-feira, das 8h às 20h (atividades coletivas estão proibidas enquanto a cidade permanecer na Fase Amarela do Plano SP)
Área de lazer: 140 mil metros quadrados
Lazer: playground, pistas de Cooper, mesas para jogos, quiosques; lanchonete, lago, jardim, palco coberto e a Praça Armando Furlan