VOLTAR
  • Cidades
  • Rio Grande da Serra

Após aprovação de tarifa zero em ônibus de RGS, Akira do Povo espera sanção da lei

Câmara de Rio Grande da Serra aprovou projeto de lei para transporte gratuito na cidade; mas prefeita tem de sancionar para entrar em vigor

  • Após aprovação de tarifa zero em ônibus de RGS, Akira do Povo espera sanção da lei.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 26/11/2023
  • Compartilhar:

Câmara de Rio Grande da Serra aprovou projeto de lei para transporte gratuito na cidade; mas prefeita tem de sancionar para entrar em vigor

Akira do Povo no ônibus

Após aprovação de tarifa zero em ônibus de RGS, Akira do Povo espera sanção da lei. Foto: Divulgação

Após a Câmara Municipal de Rio Grande da Serra aprovar em 8 de novembro o projeto de lei que cria a tarifa zero nos ônibus da cidade, o vereador e autor da matéria, Akira do Povo (Podemos), aguarda pela sansão da lei que tem de ser feita pela prefeita Penha Fumagalli. A chefe do Executivo ainda não se posicionou sobre o assunto que envolve proposta de um parlamentar de oposição.

A votação no Legislativo contou com 10 votos favoráveis e uma abstenção. Dois vereadores se ausentaram do plenário durante apreciação da matéria em plenário.

A única cidade que possui tarifa zero na região do ABCD é São Caetano do Sul. Em Ribeirão Pires, a gratuidade ocorre somente aos domingos e feriados, assim como em  Rio Grande da Serra.

O vereador ressalta que uma medida como essa ajuda, principalmente as pessoas mais carentes que dependem do transporte público para suas atividades diárias. Inclui também os desempregados que precisam se locomover à procura de um trabalho.

“Aguardo a prefeita sancionar a lei. Temos passe livre aos fins de semana, mas queremos ampliar isso para os demais dias da semana. Outros municípios já fizeram isso, como é o caso de São Caetano, e a nossa cidade também merece um benefício como esse”, disse o vereador Akira do Povo.

Custeio

Para custear a tarifa zero nos ônibus de Rio Grande da Serra, o projeto de lei coloca como possibilidade a utilização de recursos do tesouro municipal e também autorização para parcerias público-privadas.

Akira do Povo no ônibus

Câmara de Rio Grande da Serra aprovou projeto de lei para transporte gratuito na cidade; mas prefeita tem de sancionar para entrar em vigor. Foto: Divulgação