VOLTAR
  • Política

Após apagão em SP, Marangoni quer CPI na Câmara dos Deputados para investigar Enel

Na última semana, pelo menos cinco bairros da região central sofreram com o" apagão da Enel" por mais de 40 horas

  • Após apagão em São Paulo, deputado Marangoni quer CPI na Câmara dos Deputados para investigar ENEL.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 26/03/2024
  • Compartilhar:

Na última semana, pelo menos cinco bairros da região central sofreram com o” apagão da Enel” por mais de 40 horas

Enel

Após apagão em São Paulo, deputado Marangoni quer CPI na Câmara dos Deputados para investigar ENEL. Foto: Divulgação

O deputado federal Marangoni (União/SP) apresentou um requerimento que prevê a  criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as interrupções no fornecimento de energia elétrica na cidade de São Paulo por parte da concessionária responsável pelo abastecimento, Enel Distribuição São Paulo.

Na última semana, pelo menos cinco bairros da região central sofreram com o” apagão da Enel” por mais de 40 horas, contabilizando mais de 35 mil moradores e comerciantes. Até a noite desta sexta-feira (22/03) ainda havia interrupção na rede.

“Um absurdo. A maior cidade do país, referência mundial, sofrer com uma situação dessa. Essa problemática, além de prejuízos materiais, causa perdas incomensuráveis. Hospitais, Santa Casas, comércios, são atingidos com essa queda de energia. As empresas de energia devem se responsabilizar pelas ações e omissões que geram danos à população”, disse o deputado.

Recorrente

A Enel é uma multinacional italiana de capital misto voltada para o setor energético e está presente em 30 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Espanha e, claro, Brasil.

Em São Paulo, é responsável pela distribuição de energia elétrica na capital e, em mais 23 cidades da região Metropolitana.

Somente no ano passado, registrou 339.993 quedas de energia não programadas. O número supera em 37% a média dos anos anteriores (de 248 mil ocorrências entre 2018 e 2022) e equivale a uma interrupção a cada um minuto e 32 segundos na área de atuação.

“Vento, árvores e vegetações não podem ser desculpas para essas falhas. Vamos investigar o que está acontecendo, punir se preciso for e traçar diretrizes para que a população deixe, de uma vez por todas, de sofrer com essa situação”, completou Marangoni.

Para instalação da CPI, será necessário 171 assinaturas (um terço) dos membros da Câmara.