Após três mortes nas enchentes durante as enchentes da última semana, a Prefeitura de São Bernardo lançou nesta quinta-feira (29/11), a Operação Pé D´água 2018/2019, que tem como objetivo minimizar o impacto das chuvas de verão no município, por meio de mutirões preventivos em regiões mapeadas como áreas de riscos. A operação terá início oficial neste sábado (01/12) e se estenderá até o dia 15 de abril do próximo ano, com ações informativas integradas entre 13 secretarias, além de atendimentos de ocorrências, por meio da Defesa Civil.
Entre as novidades desta edição está a possibilidade de interdição de vias estratégicas, em casos de inundações, como a ocorrida na última sexta-feira (23/11), quando a cidade chegou a registrar acúmulo de até 62 mm de água em cerca de uma hora de chuva, no Parque dos Pássaros. A medida tem como intuito evitar incidentes que culminem em mortes e prejuízos materiais nos comércios.
Para isso, a secretaria de Segurança Urbana fará o monitoramento constante de córregos e rios, por meio das mais de 400 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade, além dos 46 pluviômetros do município. Ao perceber o aumento do volume de água e a possibilidade de transbordamento, as vias do entorno poderão ser fechadas para passagem de veículos e pedestres.
“Na semana passada fomos surpreendidos por uma chuva que nenhum instituto de meteorologia previu. Agora, quando estivermos diante de chances de fortes precipitações, vias com histórico de inundações, como a Jurubatuba, serão fechadas para evitar o pior. A ausência de veículos impede o aumento do volume de água, além de formação de ondas, que resultam na invasão das inundações em residências e comércios”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB).
Os atendimentos da operação também envolverão o trabalho de grupos operacionais, que serão mobilizados para ampliação dos serviços de limpeza e manutenção da drenagem urbana e fiscalização dos setores de risco, além de grupos externos de apoio – em especial dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) –, abrangendo 44 comunidades, como Jesus de Nazareth, Limpão, Vila Esperança, Vila São Pedro, Jardim Represa, Cafezais/Montanhão, Silvina Audi, Areião, Alvarenga, Parque Imigrantes, Núcleo Santa Cruz, Jardim Jussara, Capelinha, Biquinha, entre outros.
Além das ações in loco, a Defesa Civil também realizará amplo trabalho de comunicação sobre os fatores de risco, ações de prevenção e procedimentos para eliminar ameaças de ocorrências, com instalação de outdoors e distribuição de calendários e materiais informativos. Na última operação Pé D´água (2017/2018), a cidade registrou redução de 47% no volume de ocorrências comunicadas à Defesa Civil, em relação ao ano anterior. Ao todo, foram 81 acidentes – nenhum com vítima fatal.
Motorista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde a embriaguez foi confirmada por meio…
Sediado no Parque da Juventude, etapa do principal campeonato de skate park do Estado conta…
Em sua 4ª edição na cidade, Taça das Favelas tem partidas que ocorrem na Arena…
Obras que tornaram a Casa da Palavra totalmente acessível a pessoas com deficiência, contemplou ainda…
Durante a busca, a PM, além do Ozempic e Wegovy, encontrou o carro que seria…
Viaduto viabiliza via expressa ao tráfego no sentido São Caetano da Avenida dos Estados