VOLTAR
  • Cidades

Após 3 mortes nas inundações, S.Bernardo interditará ruas nas enchentes

Operação Pé D’água, que visa redução dos impactos das chuvas, inicia neste sábado (01/12) e se estenderá até o dia 15 de abril de 2019

  • São Bernardo também sofreu com as enchentes nesta sexta-feira.
    Foto: Divulgação/Redes Sociais
  • Por: Redação
  • Publicado em: 30/11/2018
  • Compartilhar:

Operação Pé Dágua, que visa redução dos impactos das chuvas, inicia neste sábado (01/12) e se estenderá até o dia 15 de abril de 2019

 

inundações

São Bernardo também sofreu com as enchentes nesta sexta-feira. Foto: Divulgação/Redes Sociais

 

Após três mortes nas enchentes durante as enchentes da última semana, a Prefeitura de São Bernardo lançou nesta quinta-feira (29/11), a Operação Pé D´água 2018/2019, que tem como objetivo minimizar o impacto das chuvas de verão no município, por meio de mutirões preventivos em regiões mapeadas como áreas de riscos. A operação terá início oficial neste sábado (01/12) e se estenderá até o dia 15 de abril do próximo ano, com ações informativas integradas entre 13 secretarias, além de atendimentos de ocorrências, por meio da Defesa Civil.

Entre as novidades desta edição está a possibilidade de interdição de vias estratégicas, em casos de inundações, como a ocorrida na última sexta-feira (23/11), quando a cidade chegou a registrar acúmulo de até 62 mm de água em cerca de uma hora de chuva, no Parque dos Pássaros. A medida tem como intuito evitar incidentes que culminem em mortes e prejuízos materiais nos comércios.

Para isso, a secretaria de Segurança Urbana fará o monitoramento constante de córregos e rios, por meio das mais de 400 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade, além dos 46 pluviômetros do município. Ao perceber o aumento do volume de água e a possibilidade de transbordamento, as vias do entorno poderão ser fechadas para passagem de veículos e pedestres.

Na semana passada fomos surpreendidos por uma chuva que nenhum instituto de meteorologia previu. Agora, quando estivermos diante de chances de fortes precipitações, vias com histórico de inundações, como a Jurubatuba, serão fechadas para evitar o pior. A ausência de veículos impede o aumento do volume de água, além de formação de ondas, que resultam na invasão das inundações em residências e comércios”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Os atendimentos da operação também envolverão o trabalho de grupos operacionais, que serão mobilizados para ampliação dos serviços de limpeza e manutenção da drenagem urbana e fiscalização dos setores de risco, além de grupos externos de apoio – em especial dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) –, abrangendo 44 comunidades, como Jesus de Nazareth, Limpão, Vila Esperança, Vila São Pedro, Jardim Represa, Cafezais/Montanhão, Silvina Audi, Areião, Alvarenga, Parque Imigrantes, Núcleo Santa Cruz, Jardim Jussara, Capelinha, Biquinha, entre outros.

Além das ações in loco, a Defesa Civil também realizará amplo trabalho de comunicação sobre os fatores de risco, ações de prevenção e procedimentos para eliminar ameaças de ocorrências, com instalação de outdoors e distribuição de calendários e materiais informativos. Na última operação Pé D´água (2017/2018), a cidade registrou redução de 47% no volume de ocorrências comunicadas à Defesa Civil, em relação ao ano anterior. Ao todo, foram 81 acidentes – nenhum com vítima fatal.