VOLTAR
  • Esporte

Aluna de Diadema é medalhista no Campeonato de Karatê

Thalita Aparecida Sousa garantiu bronze em competição realizada em São Paulo

  • Aluna de Diadema é medalhista no Campeonato Nacional de Karatê.
    Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti
  • Por: Redação
  • Publicado em: 30/07/2019
  • Compartilhar:

Thalita Aparecida Sousa garantiu bronze em competição realizada em São Paulo

 

Aluna de Diadema é medalhista no Campeonato Nacional de Karatê. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

A moradora de Diadema Thalita Aparecida Sousa garantiu a medalha de bronze no 2º Campeonato Nacional Karatê Unificado (competição nacional da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos – CBKI), que aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera neste mês. Thalita é aluna de Karatê do Programa Diadema Força do Esporte. O projeto que é uma parceria da Secretaria de Esporte e Lazer com o Centro de Apoio Mão Amiga oferece diversas modalidades gratuitamente.

Lançado em dezembro de 2017, o programa atende 1.500 moradores por mês. “Foi a primeira vez que disputei uma competição de Karatê e fiquei feliz em chegar ao pódio. Antes eu só praticava Muay Thai”, contou a medalhista.

A medalhista disse que o contato com o esporte só foi feito através do programa. “O projeto não só me ajudou, mas ajuda muita gente. Acho muito legal essa iniciativa da Prefeitura com a ONG Mão Amiga; a infraestrutura é ótima e os professores são muito qualificados”, contou.

O Diadema Força do Esporte

O projeto é uma parceria da secretaria de Esporte e Lazer com a ONG, Centro de Apoio Mão Amiga, uma instituição sem fins lucrativos da cidade. A Prefeitura de Diadema disponibiliza locais para treinamento, como o Clube Mané Garrincha e Ginásio Ayrton Senna. A instituição, por sua vez, cuida da parte administrativa (contrata professores, realiza a compra de materiais), com recurso repassado pelo Governo.
“A secretaria de Esporte e Lazer é uma grande parceira nossa. Através dela que temos concessão dos espaços onde realizamos as atividades do projeto. Sem esse apoio não seria possível dar aos alunos todo suporte necessário para a melhor prática do esporte”, disse a coordenadora do Centro de Apoio Mão Amiga, Maria Helena Fernandes.

Destinado a crianças a partir de sete anos de idade, o programa oferece aulas de Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Muay Thai, Yoga, Pilates, Ritmos e Capoeira.
Com a criação do programa, Diadema tinha uma perspectiva de atender 1.000 alunos por mês, mas atualmente o município ultrapassou a meta, e agora realiza cerca de 1.500 atendimentos.

Inicialmente, o Diadema Força do Esporte era focado em artes marciais. O município ampliou as modalidades oferecidas, como por exemplo, incluiu o Pilates, que desde agosto de 2018 faz parte do cronograma e se tornou uma das atividades mais procuradas.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Paulo Henrique Ferreira, além de melhorar a saúde, os esportes oferecidos acompanham a demanda da população. “O nosso foco é oferecer uma atividade esportiva que desperte o interesse de jovens e adultos. Identificamos que precisávamos reciclar as atividades, por isso passamos a investir em esportes diferenciados e atuais”, disse.

Vale lembrar que é necessário efetuar o pagamento de uma taxa simbólica ao Fundo de Apoio ao Esporte e Lazer (FAEL) no valor de R$5,00 e R$10,00. O valor é pago somente para os interessados em praticar as novas modalidades do programa, como  Pilates, Yoga e Ritmos. A quantia é revertida em melhorias, como compra de novos materiais e manutenção de equipamentos esportivos.
Para fazer inscrição, basta comparecer ao polo de atendimento mais próximo portando RG, CPF e comprovante de residência. No local, é informada a grade de horários de cada modalidade.*

 

O Centro de Apoio Mão Amiga

Desde 1998, o instituto vem oferecendo diversas atividades educativas e oficinas voltadas para arte, cultura, esporte e lazer. Com diversas Unidades Prestadoras de Serviços (UPS) espalhadas pelo Brasil, o objetivo da entidade é auxiliar crianças, adolescentes e famílias no enfrentamento de situações de vulnerabilidade social.

Além disso, são fornecidos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, serviços de acolhimento institucionalizado, além de oficinas de artesanato e música.

 Serviço

Ginásio Ayrton Senna – Rua Oriente Monti , 115 – Centro.

Tel. 4054-1300

Aulas de Judô, Ritmos, Jiu-Jitsu, Pilates, Muay Thai, Capoeira masculina e feminina.

Clube Mané Garrincha –  Rua dos Cariris , 195 – Piraporinha.

Tel.: 4067-3007/ 4067-1418.

Aulas de Yoga, Jiu-Jitsu, Karate, Capoeira masculina e feminina, Pilates, Muay Thai e Judô.

Ginásio Poliesportivo João do Pulo –  Rua El Salvador, s/n – Canhema.

Tel. 4071-9482

Aulas de Capoeira feminina, Karate e Judô

Ginásio Poliesportivo Vila Conceição – Rua Caramuru, nº. 1230 – Vila Conceição

Tel. 4056-3684

Aulas de Capoeira feminina

Ginásio Rômulo Arantes –  Av. Casa Grande, 483, Portinari

Tel. 4066-5745

Aulas de Pilates e Ritmos

Ginásio Eduardo de Jesus – Av Brasília, s/nº – Campanário

Tel. 4055-1647

Aulas de Ritmos, Pilates, Yoga e Capoeira feminina

Sitio Joaninha – Rua Rio da Vitoria ,34 – Vila Joaninha

Aulas de Ritmos e Capoeira

Centro Cultural Ruyce – Rua Barão de Uruguaiana ,87 – Jd.Ruyce

Tel. 4067-4292.

Aulas de Yoga, Judô, Muay Thai, Ritmos, Jiu-Jitsu, Pilates e Karate

Vila São José – Rua Barão de Iguape , s/n – Vila São José

Aulas de Pilates, Karate, Jiu-Jitsu, Capoeira masculina e feminina, Judô, Yoga e Muay-Thai

Sala de Ginástica Serraria – Av Lico Maia , s/n – Serraria (Próximo a UBS)

Aulas de Pilates, Muay-Thai, Yoga, Jiu-Jitsu, Karate e Judô

Sala de ginástica Sanko – Av. dos Signos, s/n – Jardim Santa Cândida

Tel. 4057-1519

Aulas de Yoga, Muay-Thai, Ritmos, Pilates, Jiu-Jitsu, Karate e Judô