VOLTAR
  • Política

Alaíde contrata aliados de vereadores favoráveis ao impeachment de Atila

Prefeitura nega que sejam indicações políticas e diz que fez as contratações com base em critérios técnicos

  • Alaíde Damo entra com recurso contra a volta de Atila Jacomussi ao cargo de prefeito.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/06/2019
  • Compartilhar:

Prefeitura nega que sejam indicações políticas e diz que fez as contratações com base em critérios técnicos

contrata

Alaíde nega que sejam indicações políticas e diz que fez as contratações com base em critérios técnicos. Foto: Divulgação

 

Os vereadores que votaram a favor do impeachment do prefeito Atila Jacomussi (PSB), em 18 de abril deste ano, e garantiram Alaíde Damo (MDB) na cadeira de prefeita de Mauá ganharam espaço no governo. Em pouco mais de 60 dias, Alaíde Damo (MDB), contratou mais de 300 cargos comissionados, sendo uma parte deles indicada pelos parlamentares.

O presidente da Câmara, Neycar (SD), tem uma boa fatia. Ele escolheu o Luiz Carlos Perlatti para ser secretário de Planejamento Urbano e Marcelo Richard Garbin como assessor de gabinete da Pasta. O vereador ainda indicou os chefes de da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Macuco, Airton dos Santos, conhecido como Surf, e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) Vila Assis, Jean Vinícius Batista, e selecionou Fabiana Manzi como coordenadora.

Chiquinho do Zaíra (Avante) garantiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com Marco Antonio Ratti, o secretário-adjunto de Relações Institucionais, Luiz Antônio Grigio, assistente de políticas públicas da Secretaria de Esporte e Lazer, Aparecido Vicente Dias, a assessora do gabinete da Secretaria de Cultura e Juventude, Lea Marina Kondratouch, a chefe da UBS Capuava, Vanessa Llana de Souza, e o assessor da Secretaria de Trabalho e Renda, Wendel Bernardes Comissário. Todos deixaram o trabalho direto com o vereador para assumir os cargos.

Ivan Stella (Avante) emplacou a Secretaria de Esportes e Lazer, com Rinaldo Vargas Lage na função de secretário, e o secretário-adjunto com Anderson Lima dos Santos, além do cargo de assistente da Secretaria de Trânsito e Vias Públicas, com Wesley Santana Luiz.

Cincinato Freire (PDT) garantiu a Secretaria de Segurança Alimentar, com o secretário Matheus de Oliveira Batista Ferreira, o comando da UBS Primavera, com Ariana Cristina Silva, e outros cargos estratégicos espalhados pelo governo.

O vereador Adelto Damaceno, o Cachorrão (PP) colocou Hudson Lucindo Galvão como chefe da UBS Vila Assis, Michael Douglas da Silva Navarro como chefe de seção na SAMA (Saneamento Básico do Município de Mauá), além de nomear em cargos menores outros quatro ex-assessores de seu gabinete.

Tchacabum (PRP) optou por assumir indiretamente o comando de duas unidades de Saúde a UBS São João, com Alcione Borges da Silva, e da UPA Barão de Mauá, com Kate Rufino da Mata Moura.

O vereador José Wilson Ferreira da Silva, o Melão (PPS), colocou Sérgio Pires como secretário-adjunto de Cultura e Juventude, além de outras indicações espalhadas pelo Paço.

Fernando Rubinelli (PDT) tirou Daniel do Amaral de seu gabinete para que ele assumisse o cargo de secretário de Cultura e Juventude, Waldir Luiz da Silva para o posto de diretor da Secretaria de Governo e Samuel Maia da Silva para diretoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Irmão Ozelito (SD) alçou Osmar de Sousa Lima Júnior ao poso de Gerente da Secretária de Transportes Estevão Cordeiro Cruz a assessor especial da Secretaria de Governo.

Sinvaldo Carteiro (PSDC), que mudou o voto para ser favorável ao impeachment na última hora, colocou Romário Jesus dos Santos como diretor e André Luiz Moreira Polaine de assistente de políticas públicas, ambos da Secretaria de Saúde.

Professor Betinho (PSDC) conquistou vagas na Defesa e Proteção Animal indicando sua ex-assessora Cristina Soto Espinosa para o posto de assessora de gabinete da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, além de indicar toda a equipe de veterinários e protetores animais.

Autor do pedido de impeachment que cassou Atila, o PSL de Mauá também ganhou grande espaço na gestão Alaíde Damo. Paulo Barthasar Júnior assumiu a Secretaria de Relações Institucionais, José Paulo da Lavra a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, além de Jenifer Freire de Sousa que chegou a ser secretária-adjunta de Segurança Alimentar. O partido ainda garantiu a contratação de vários filiados.

Critérios

A Prefeitura negou que as indicações tenham cunho político e afirmou que seguiu critérios técnicos para fazer as contratações.

Leia a íntegra da nota oficial:

“A Prefeitura de Mauá  inform que os quadros foram escolhidos tecnicamente baseados no trabalho demonstrado por cada um na administração pública ao longo dos anos. Há casos de funcionários de carreira, por exemplo, Clóvis Bosquetti, que entrou na Prefeitura em 1983 no cargo de auxiliar de encarregado. Vale ressaltar ainda que os secretários municipais têm liberdade de indicar pessoas técnicas para integrar suas equipes de acordo com as necessidades de cada Pasta.

Diversos funcionários citados na lista apresentada pela reportagem já atuaram em gestões passadas como Vanessa Ilana de Souza, que trabalhou na gestão 2013-2016, assim como Waldir Luiz da Silva, que foi Secretário de Esporte e Lazer nesse mesmo período. Cristina Soto Espinosa tem reconhecida atuação em defesa dos animais e também já foi funcionária da Prefeitura em 2017.

Acerca dos secretários Matheus de Oliveira Batista Ferreira e Marcos Antônio Ratti, eles foram nomeados pelo conhecimento técnico e boa articulação junto à sociedade civil.

Portanto, as escolhas da atual administração para os cargos de confiança são baseadas nos currículos e experiências de cada funcionário podendo, dessa forma, contribuir de forma eficiente para que a população seja bem atendida pela municipalidade”.