ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Alunos de São Caetano vestirão preto contra possível fim do ensino médio

 Apesar de a Prefeitura não ter feito anúncio oficial, assunto tomou conta em três escolas nos últimos dias e protesto é marcado para dia 30; pais também se mobilizam

Gislayne Jacinto
Última atualização: 21/10/2018 19:42
Por Gislayne Jacinto
Publicado 21/10/2018
Compartilhar

 Apesar de a Prefeitura não ter feito anúncio oficial, assunto tomou conta em três escolas nos últimos dias e protesto é marcado para dia 30; pais também se mobilizam

alunos
Escola Vicente Bastos pode ser atingida com possível fim do ensino médio. Foto: Divulgação/Google

Com o possível fim do ensino médio na rede municipal de São Caetano em 2019, pais de estudantes das escolas Vicente Bastos, Alcina Dantas Feijão e Oscar Niemeyer, além de professores e alunos começaram a se mobilizar contra a medida estudada pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) e a secretária de Educação, Janice Paulino César. Além da criação de grupos no Whatsapp e no Facebook, alunos solicitam pelas redes sociais que todos vistam preto para participar das aulas em forma de protesto contra eventual iniciativa.

Uma manifestação também foi marcada para o próximo dia 30 de outubro, às 17h, na avenida Goiás. Um abaixo-assinado na internet (https://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/43250#inicio) foi elaborado no qual pede a permanência do ensino médio nas instituições municipais.

O assunto tomou conta dos alunos e professores das três escolas. Inclusive, houve até uma reunião do líder do prefeito na Câmara, Tite Campanella (PPS), neste sábado (19/10), com a direção da escola Alcina e professores. O vereador Jander Lira (PP) participou do encontro como docente e divulgou que intenção do governo é criar uma escola de aplicação dentro da USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e os alunos receberiam bolsa de estudo. O parlamentar é contra o fim do ensino médio e afirmou que como integrante da Comissão de Educação da Câmara jamais foi consultado sobre o assunto. “Falta diálogo do governo com a comunidade”, reclamou.

O vereador César Oliva (PP) informou que na sexta-feira (19/10) protocolou requerimento em que trata do assunto e afirmou ter recebido informações anônimas sobre o fim do ensino médio. O parlamentar afirmou que a acusação é de que inicialmente o ensino seria gratuito por meio de bolsas de estudo na USCS, mas que, no futuro, seriam cobradas mensalidades.

Para o parlamentar, acabar com o ensino médio seria um retrocesso. “Prejudicará os projetos futuros de milhares de alunos que dependem da gratuidade e qualidade do ensino médio para a formação escolar competitiva para alcançarem seus objetivos na vida”, afirmou. O requerimento  de César Oliva será votado na sessão de terça-feira (23/10).

Caso o fim do ensino médio seja confirmado em 2019, atingirá 1,68 mil alunos que estudam nas escolas Vicente Bastos, Oscar Niemeyer e Alcina Dantas Feijão. A prefeitura não trata do assunto abertamente e não respondeu aos questionamentos feitos pelo ABCD Jornal nesta semana. O líder do governo também foi procurado neste sábado, mas não deu retorno até o fechamento dessa reportagem.

Tags:alunosensino médioescolasestudantespaisprefeituraprotestosão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior oscar niemeyer São Caetano deve acabar com ensino médio na rede municipal
Próximo artigo carreata Domingo tem manifestações a favor de Bolsonaro; ABCD faz carreata

Últimas notícias ABC Paulista

Baleado busca socorro em UPA de Santo André sob suspeita de ligação com assalto em São Bernardo
Baleado busca socorro em UPA de Santo André sob suspeita de ligação com assalto em São Bernardo
20/07/2026
Homem de 60 anos é encontrado sem vida no Centro de São Bernardo
Homem de 60 anos é encontrado sem vida no Centro de São Bernardo
20/07/2026
São Paulo
São Paulo libera trio para sair por empréstimo
20/07/2026
Corinthians
Corinthians vê Inter desistir de Pedro Raul e segue sem negociar atacante
20/07/2026
São Paulo
Buta é oficializado pelo São Paulo
20/07/2026

Recomendadas

Smart Sanca completa 1 ano com ações e números expressivos para a segurança de São Caetano
São CaetanoCidades

Smart Sanca faz 1 ano: monitoramento com 710 câmeras reduz crimes em São Caetano

20/07/2026
Tenente da ROTA baleado na cabeça apresenta melhora clínica e fará novos procedimentos médicos
CidadesSanto AndréSão Caetano

Tenente da Rota baleado na cabeça tem sedativos suspensos e apresenta melhoras progressivas

20/07/2026
EMEB Mário Quintana é mais uma escola entregue reformada em Diadema
DiademaCidades

EMEB Mário Quintana é mais uma escola entregue reformada em Diadema

20/07/2026
Santo André finaliza obras na primeira faixa do Viaduto Juscelino Kubitschek em apenas 12 dias
Santo AndréCidades

Santo André finaliza obras na primeira faixa do Viaduto Juscelino Kubitschek em apenas 12 dias

18/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?