5 de agosto de 2021

São Caetano deve acabar com ensino médio na rede municipal

Mais visitadas

 Vereador Jander Lira, que é professor na Escola Alcina Dantas Feijão, disse que informação foi passada por líder do prefeito em reunião realizada neste sábado

 

ensino médio
Escola Oscar Niemeyer passa por reformas e não deve ter mais ensino médio. Foto: Google

A Prefeitura de São Caetano deve acabar com o ensino médio na rede municipal em 2019. A medida pode atingir 1,68 mil alunos que estudam nas escolas Vicente Bastos, Oscar Niemeyer e Alcina Dantas Feijão. O assunto virou comentário entre os alunos, pais de estudantes e professores. A prefeitura não trata do assunto abertamente e não respondeu aos questionamentos feitos pelo ABCD Jornal nesta semana.

O vereador Jander Lira (PP), que faz oposição ao governo do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), disse que neste sábado (20/10) houve uma reunião entre docentes, direção da escola Alcina e o líder do prefeito na Câmara, Tite Campanella (PPS). “Eu participei enquanto professor do Alcina, onde atuo há 20 anos e o Tite nos disse que não haverá mais ensino médio nas escolas Vicente Bastos e a Oscar Niemeyer. O Alcina ainda não está definido, mas tudo indica que também acabará. Espero que isso não ocorra, pois o prefeito será o coveiro do Alcina, uma escola super conceituada na cidade há 51 anos”, afirmou.  

Jander contou que o líder do governo informou que os alunos serão remanejados para uma provável escola de aplicação na USCS (Universidade de São Caetano do Sul), onde os estudantes vão receber bolsas de estudo. Tite disse ainda que a prefeitura vai ceder os professores”.

De acordo com o parlamentar, a evidência de que no Alcina também não terá ensino médio no ano que vem, é o fato de a Prefeitura não ter lançado o edital para o vestibulinho 2019. “Neste sábado, houve uma gincana no Alcina e os alunos só falavam nisso. Escreveram sobre o assunto até no banheiro masculino. Os alunos afirmaram que essa seria a última gincana na escola”, disse. O líder do prefeito foi procurado, mas não deu retorno para se posicionar sobre o assunto.

ensino médio
Alunos da escola Alcina escreveram no banheiro masculino neste sábado que não haverá mais ensino médio no local. Foto: Reprodução

Pais

Rosângela Cavalcanti de Almeida, mãe de três alunas do Vicente Bastos, está indignada com a possibilidade do fim do ensino médio em 2019. “Três filhas minhas estudam na escola. A mais velha está no nono ano do fundamental e iria para o ensino médio. Há muita especulação que vai acabar na rede municipal. Para nós munícipes, é um absurdo. É um direito adquirido. Trata-se de uma medida arbitrária. Os professores estão apreensivos e não sabem o que vai ser deles. Queremos a verdade e se essa medida está correta”, disse a mãe. R

Rosângela acrescentou que neste sábado houve uma mostra cultural na Vicente Bastos e só se falava disso. “Há muitas incertezas”, lamentou.

Professores

Durante a semana, o clima entre os professores do Ensino Médio era de incerteza e apreensão. Nas palavras de muitos, que preferiram não se identificar por temerem represálias, a sensação é de negligência por parte da Prefeitura no que diz respeito à transparência com relação ao processo pelo qual a Educação está passando.

Na última quarta-feira (17/10), a diretora de Educação, Adriana Putini Assi, e a supervisora Antonia garantiram, em reunião fechada na Vicente Bastos, que nada ainda estava definido. Pediram que todos parassem de comentar o assunto e que ficassem tranquilos a respeito de atribuição de aulas para o próximo ano. Garantiram, também, que ninguém seria prejudicado, mas sugeriram que a conduta profissional de cada um seria “avaliada” antes de qualquer distribuição de aulas.

O temor maior prevalece entre os professores especialistas, aptos a ministrar aulas apenas para o Ensino Médio.

Mais publicações

27 COMENTÁRIOS

  1. A “conduta” profissional será avaliada!!! Isso é assédio moral na cara dura!!! São Caetano realmente é um feudo!!!

  2. O que eles querem? Acabar com a excelência e nivelar tudo que a população tem por mais raso possível, lavando as mãos para a sociedade…canalhas!!!

  3. E um absurdo, um descaso com a educação,uma falta de respeito com os professores, enfim culpados são os que elegeram esse Aurichio esse lixo

  4. Vagabundo e sem vergonha!!!!
    Gente vamos fazer uma convocação desses pais e sair na rua….
    Não podemos de forma alguma deixar isso acontecer…..meu deus isso e um assassinato da educação aqui em São Caetano….pais do ensino médio vamos nos unir….vamos sair nas ruas e cobrar os votos desse prefeito sem vergonha.

    • Estou indignada com a conduta que São Caetano chegou, aos pais de alunos peço encarecidamente que não deixamos isso acontecer, precisamos ir às ruas, jornais, tudo que for necessário para que essa corja de Auricchio e companhia seja eliminado de nossa cidade. Esse ano de 2018 ele já trouxe problemas para educação tirando o 3 ano noturno do ensino médio, meu filho começou a trabalhar e teve que ir para o lixo da escola estadual sendo morador de São Caetano e pagando impostos altos para uma boa qualidade de vida, onde não está acontecendo. O que depender de mim, farei de tudo para não deixar isso acontecer com o resto dos alunos. Pois não somos filhos de Auricchio para pagar escolas particulares, dependemos de uma boa educação para nossos filhos na cidade. Falta de humanidade nesse prefeito.

    • Nós, enquanto pais, devemos nos mobilizar quanto a essa arbitrariedade. Devemos exigir transparência quanto ao projeto q está sendo discutido e nos posicionar mos, nas redes sociais e na imprensa

  5. Isso e um absurdo! É regredir nos direitos e conquistas. O imposto e pago e nós não temos direito ao uso de tudo que a cidade oferece, pois há muitos de outras cidades que utilizam e o pouco que sobra para nós, nos será tirado…estou desacreditada

  6. Existem fale news e existe desinformação. São duas coisas diferentes. Mas às vezes acabam tendo o efeito de disseminar o ódio, sem que esse se justifique. Ou seja, injustamente. Seria tão bom se houvesse responsabilidade. É uma pena. Mas a verdade chega, nem sempre com a mesma força e ímpeto. Porque aquilo que parece ruim é bem mais apetitoso aos estômagos. Ao coração? – ponte de safena. Antes de qualquer prévio julgamento e condenação, falo como cidadão, num domingo qualquer.

  7. PSDB é isso, o Serŕa fez isso em São Paulo entao é fillsofia dos negocios dease partido com as escolas particulares. Pensemos bem a respeito e nada desse peasoal nas eleições.

  8. Que Deus possa nos guardar e nos dar a direção certa a seguir. E que Deus não permita mais essa opressão sobre o povo temos que ter mais consciência ao entregar nosso voto pois pra eleger é rápido mas pra TIRAR de lá nao

  9. Não deixem que isso ocorra…vão as ruas e protestem incessantemente se assim for necessário, onde ja se viu um prefeito que esta no cargo por conta do voto da população, agora se prestar a vir com um absurdo desse…Manda sair do cargo e colica outro já!!!
    Vamos acabar com esse absurdo nesse pais…quem manda aqui é o povo, nós somos os patrões dessa raça desqualificada e mentirosos…Vaza prefeito ignorante!!!

  10. Vergonha! Educação não é gasto, é investimento! Ele quer acabar com uma educação de qualidade e referência no município! Este prefeito não representa São Caetano do Sul! #foraaurichio… Acessem a página no facebook: https://www.facebook.com/educascs/ e vamos juntos, lutar contra essa atitude absurda!

  11. Isso que chamo de ditadura . O que está ocorrendo é o que está previsto agora em diante, principalmente se formos ordenados por políticos autoritários e racistas, infelizmente, como está previsto. Está batendo na porta a represália. O descaso à educação é o descaso a maioria, um país sem cultura é um país pra poucos.A massa precisa manifestar- se as suas indagações e seus direitos. Os filhos deles são iguais aos nossos, deveriam frequentar as mesmas escolas. Privatizar as escolas é tornar seletivo o direito de estudar. A imposição que estão aplicando é resultado de um povo individualista, que só acorda quando aperta seu calo. É,” O SOL nasce pra todos, mas a sombra é para alguns.
    Vamos cobrá-los, ganham muito bem, para pouco fazerem, é o pouco que temos, retirar.

  12. ensino medio municipal eh muito raro.. a muitos anos ha a tramposicao da responsabilidade desse nível de ensino pro estado e federação. por isso deve estar acontecendo isso. Eh necessário entendender como funciona as responsabilidades de cada ente da federação com relação a educação. Municipio prioritariamente deve cuidar dos anos iniciais, estado de ensino fundametal como um
    todo e medio. Diante desses fatos, não é absurdo uma escola municipal deixar de atender ensino medio, pois o Estado é obrigado a garantir vaga para esses alunos que nao serao mais atendidos nessa escolas municipal. O foco dessa escola será voltado apesas para ensino fundamental, o que, por estudos já realizados, podera melhorar a qualidade do ensino pra todos que frequentam a escola

    • isto e lamentavel para nossa cidade este prefeito nao faz ideia da burrada que esta fazendo para os alunos fiquei indignado com esta noticia temos que nos unir para isto nao acontecer

  13. PSDB consegue estragar a educação em todas as esferas, incrível.
    Vão alegar que o médio é atribuição estadual

  14. A questão não é saber quem se responsabiliza pelo ensino fundamental ou ensino médio. O que nós pais precisamos é de esclarecimentos e direcionamento, para que cada família consiga se organizar e decidir para o próximo ano. Um assunto tão importante não deve ser tratado desta maneira e quem este descaso.

  15. Que conversa é essa eu moro do lado desde quando fechou e jogaram as coitadas das crianças la naquele fim de mundo. Nem tocaram no Oscar Niemeyer isso é balela do tempo que fechou já era pra tá pronta essa reforma precisei tirar minha filha de lá sendo que ela fez a prova pra poder estudar

  16. Moro em SÃO CAETANO e se isso ocorrer será lamentável , mas era óbvio que esse prefeito aí seria inimigo da educação e especialista em maquiagem, como faz apresentando uma simples pintura e massa corrida como grande reforma. O eleitor dele tinha que saber disso. Mas parece que o povo ou não aprende ou gosta, pois o filho dele teve votação expressiva no ABCD. O próprio ensino fundamental já se encontra sobrecarregado. Sofre quem não votou nele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações