ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Em São Caetano, IBGE inicia teste do Censo 2022 no bairro Prosperidade

São Caetano é a única cidade do Estado de São Paulo a realizar esse teste do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Gislayne Jacinto
Última atualização: 01/12/2021 17:27
Por Gislayne Jacinto
Publicado 04/11/2021
Compartilhar

São Caetano é a única cidade do Estado de São Paulo a realizar esse teste do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Em São Caetano, IBGE inicia teste do Censo 2022 no bairro Prosperidade. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou testes censitários em todo o país e, no Estado de São Paulo, escolheu o município de São Caetano para realizar a operação.  O pontapé inicial ocorreu na manhã desta quinta-feira (04/11), no Bairro Prosperidade.

Antes de as equipes irem para as ruas houve um evento de lançamento no auditório do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação), onde participaram o prefeito Tite Campanella, além de vereadores, secretários e representantes do IBGE.

O prefeito Tite Campanella ressaltou a importância do censo e falou que se os dados estivessem atualizados o município teria recebido mais vacina contra a covid-19. “Preciso de dados de pesquisa para planejar áreas como Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública. Se eu tivesse dados censitários atualizados, eu poderia ter vacinado mais rapidamente a população. Por diversas vezes, recebemos menos vacinas do que precisávamos, com base em números do censo realizado há 10 anos”, exemplificou Tite.

“O censo é uma importante ferramenta de planejamento para os municípios. Nos sentimos privilegiados pela escolha de nossa cidade para o teste”, confirmou a secretária de Governo, Silvia de Campos, que coordena a articulação de diversos setores da Prefeitura envolvidos na operação.

Além da cessão de espaço no Atende Fácil Express para a instalação de um posto temporário do IBGE, no Bairro Prosperidade, a Prefeitura dá apoio tecnológico por meio da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI). E, para garantir a segurança dos moradores, a GCM (Guarda Civil Municipal) acompanhará a operação no bairro.

A partir desta tarde os recenseadores do IBGE já foram para o Bairro Prosperidade e  entrevistando os moradores, entre eles o casal Regiane Beraldo Colin, de 55 anos, e autônoma, e Eduardo José Colin, de 58 anos , motorista de transporte escolar. “O teste do IBGE é importante porque a cidade poderá melhorar suas políticas públicas por meio dos dados que serão levantados”, afirmou Regiane.

Casal avia que dados podem ajudar a traçar novas políticas públicas para a cidade. Foto: Gislayne Jacinto

O aposentado Virgílio Alves, de 79, também gostou da iniciativa e ressaltou a importância das atualizações dos dados.

A ação segue até o dia 10 de dezembro e, durante este período, serão avaliados os sistemas de coleta de informação, equipamentos, abordagem ao informante e protocolos de prevenção à covid-19 que serão utilizados no Censo 2022. Os dados obtidos no teste serão aproveitados para o Censo 2022.

 Parceria

“O censo é do Brasil, não é do IBGE. Precisamos fazer esse trabalho juntos, pois sem o apoio de prefeitos e secretários municipais não conseguimos fazer um censo de qualidade”, disse o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, agradecendo o apoio dado pela Prefeitura de São Caetano.

Francisco Garrido Barcia, chefe da Unidade Estadual do IBGE, em São Paulo, também destacou a importância dessa parceria entre o Instituto e o município e convidou secretários e vereadores presentes a participarem das reuniões de organização do censo.

Um agradecimento especial foi dirigido a Silvio Minciotti, uma das autoridades de São Caetano a prestigiar o lançamento do Teste do Censo 2022. Atual professor e ex-reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Minciotti presidiu o IBGE entre os anos de 1993 e 1994.

Lançamento dos testes do Censo 2022 ocorreu no auditório do Cecape, onde participaram o prefeito Tite Campanella, além de vereadores, secretários e representantes do IBGE. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira
Tags:censo 2022IBGEmoradoressão caetanotestes

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior uso de máscara em local aberto Prefeitos do ABCD definem na 2ª fim do uso de máscara em local aberto
Próximo artigo operação grande abc da PM Operação no ABCD prende 55 e recupera 24 veículos durante o feriado

Últimas notícias ABC Paulista

Confira como ficou o ranking de títulos da Copa do Mundo
19/07/2026
Espanha
Espanha domina Argentina e vence na prorrogação da Copa do Mundo
19/07/2026
Pelé
Pelé recebe homenagem da FIFA na final da Copa do Mundo
19/07/2026
Palmeiras
Palmeiras treina passes e movimentação na intertemporada
19/07/2026
são paulo
São Paulo terá elenco quase completo para retorno do Brasileirão
19/07/2026

Recomendadas

Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal
MauáCidades

Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal

19/07/2026
Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico
Santo AndréCidades

Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico

19/07/2026
Prefeitura de São Caetano abre inscrições para oficinas culturais gratuitas do segundo semestre
São CaetanoCultura e Lazer

Prefeitura de São Caetano abre inscrições para oficinas culturais gratuitas do segundo semestre

19/07/2026
Parceria garante 35 mil licenças do Google Workspace para a educação de Diadema
DiademaCidades

Parceria garante 35 mil licenças do Google Workspace para a educação de Diadema

19/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?