ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
1

Início » São Bernardo

Marcelo Lima e Gilvan indicam Aldemir Soares para presidência da Fundação do ABC; Tite tem outro nome

Prefeitos de S.Bernardo e Sto.André alinham-se em torno de nome ligado ao Governo do Estado, enquanto Tite aposta em Ricardo Carajeleascow

Gislayne Jacinto
Última atualização: 26/11/2025 23:23
Por Gislayne Jacinto
Publicado 26/11/2025
Compartilhar
Marcelo Lima, Gilvan e Tite
Marcelo Lima e Gilvan Prefeitos indicam Aldemir Soares para presidência da Fundação do ABC; Tite tem outro nome

A escolha do próximo presidente da Fundação do ABC (FUABC) gerou um divergência entre os prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Enquanto Marcelo Lima (São Bernardo do Campo) e Gilvan Ferreira (Santo André) convergiram no apoio ao nome do médico Aldemir Humberto Soares, o prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, surpreendeu ao indicar outro nome: Ricardo Carajeleascow.

A FUABC é uma das principais entidades de gestão de saúde pública da região, administrando hospitais estratégicos como o Hospital Mário Covas, o Hospital da Mulher e o Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André, o que torna a disputa por sua presidência de grande relevância regional.

 

🟢 São Bernardo e Santo André: Unidade em Torno de Aldemir Soares

Os prefeitos de São Bernardo e Santo André formalizaram a indicação de Aldemir Humberto Soares, atual Coordenador de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Ambos destacam a busca por uma gestão integrada e técnica, reforçada pelo alinhamento com o Governo do Estado.

  • Marcelo Lima (São Bernardo) ressaltou que a escolha de Soares foi “construída de forma conjunta entre lideranças da região e do Estado,” e que a convergência “reforça o compromisso dos municípios do ABC – mantenedores da Fundação – com uma gestão integrada, técnica e alinhada às necessidades da saúde regional.”
  • Gilvan Ferreira (Santo André) foi além, afirmando que a indicação foi feita “em consenso com o governador Tarcísio de Freitas, com o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, e com o prefeito de São Bernardo,” e que Soares, um “médico de referência nacional,” possui ampla experiência para aprimorar a gestão da FUABC.

A indicação, que busca o apoio do Palácio dos Bandeirantes, sinaliza uma tentativa de fortalecer a governança da Fundação através de um perfil com vasta experiência na máquina estadual de saúde.

🔴 São Caetano do Sul: Aposta em Gestor Municipal

Na contramão do consenso da maioria, o prefeito Tite Campanella (São Caetano do Sul) anunciou na manhã desta quarta-feira (26/11/2025) a indicação de Ricardo Carajeleascow para o posto.

Carajeleascow é atualmente diretor do Departamento de Saúde de São Caetano do Sul, o que representa uma aposta em um nome com profundo conhecimento da saúde pública municipal da região, embora com uma base de apoio mais restrita a São Caetano.

O ofício oficializando a indicação de Carajeleascow deve ser enviado à Fundação do ABC ainda nesta quarta-feira (26/11) para avaliação. A divergência de nomes agora coloca a decisão final sobre a presidência da FUABC no centro do debate político e técnico regional.

Próximos Passos

A Fundação do ABC, que é regida por um Conselho de Curadores, deverá agora avaliar as indicações dos prefeitos mantenedores. A falta de consenso regional impõe um desafio à entidade, que tradicionalmente busca a unidade para garantir a eficiência administrativa e a continuidade dos serviços de saúde.

Tags:fundação do abcpresidentesanto andrésão bernardosão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Prefeitura Ribeirão Pires implanta novas regras para circulação de caminhões na região central Prefeitura Ribeirão Pires implanta novas regras para circulação de caminhões na região central
Próximo artigo Câmara de São Caetano atualiza Programa Auxílio Vale Gás e aprova projetos culturais Câmara de São Caetano atualiza Programa Auxílio Vale Gás e aprova projetos culturais
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Grupos Copa do Mundo
Emissora publica ranking de melhores jogadores da Copa com polêmicas e apenas dois brasileiros
02/06/2026
Julio Casares - Presidente do São Paulo
São Paulo: Investigação a Casares avança e sigilo é derrubado
02/06/2026
Burning Fest chega a Mauá com Arena da Copa de 11 a 14 de Junho
Burning Fest chega a Mauá com Arena da Copa de 11 a 14 de Junho
02/06/2026
Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires prende dois homens por furto de cabos
Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires prende dois homens por furto de cabos
02/06/2026
São Caetano registra zero roubo de veículos em abril
São Caetano registra zero roubo de veículos em abril
02/06/2026

Recomendadas

Entoada Nordestina de São Caetano do Sul consagra-se como uma das maiores festas culturais da região
São CaetanoCultura e Lazer

Entoada Nordestina de São Caetano do Sul consagra-se como uma das maiores festas culturais da região

02/06/2026
Gilvan Ferreira apresenta modelo de monitoramento inteligente de Santo André em Fórum de Lisboa
Santo AndréPolítica

Gilvan Ferreira apresenta modelo de monitoramento inteligente de Santo André em Fórum de Lisboa

02/06/2026
Audiência Pública mostra equilíbrio das metas fiscais de Diadema em 2026
DiademaPolítica

Audiência Pública mostra equilíbrio das metas fiscais de Diadema em 2026

02/06/2026
Rodoviários do ABC aprovam estado de greve e ameaçam paralisação de ônibus
Santo AndréCidadesSão Bernardo

Rodoviários do ABC aprovam estado de greve e ameaçam paralisação de ônibus

02/06/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?