ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Sto.André é a 1ª cidade no Brasil a firmar cooperação com Estônia, país mais digital do mundo

Termo de colaboração será com o Estonia Hub, entidade que representa o ecossistema de inovação e transformação digital do país localizado no norte da Europa

Gislayne Jacinto
Última atualização: 24/05/2025 14:47
Por Gislayne Jacinto
Publicado 24/05/2025
Compartilhar
Sto.André é a 1ª cidade no Brasilís a firmar cooperação com Estônia, país mais digital do mundo
Sto.André é a 1ª cidade no Brasilís a firmar cooperação com Estônia, país mais digital do mundo. Foto: Foto Tere Tallin

O prefeito de Santo André, Gilvan Júnior, embarca neste sábado (24) para uma missão oficial à Estônia, referência mundial em governo digital, para firmar um acordo inédito de cooperação tecnológica. A cidade será a primeira do Brasil a assinar um termo de colaboração com o Estonia Hub, entidade que representa o ecossistema de inovação e transformação digital do país localizado no norte da Europa.

A visita, que também contempla compromissos na Finlândia, país parceiro em soluções urbanas inteligentes, acontece entre os dias 25 e 31 de maio. Durante a missão, Gilvan participará da e-Governance Conference, maior evento global sobre governo digital, e se reunirá com autoridades estonianas, representantes de empresas e centros de tecnologia, além de assinar o termo de cooperação com o Estonia Hub. O acordo estabelece um canal direto para o intercâmbio de boas práticas, tecnologias e experiências entre Santo André e o ecossistema digital da Estônia.

“O mundo vive uma revolução digital. E Santo André quer estar na vanguarda dessa transformação. A tecnologia e a inovação precisam estar a serviço das pessoas. Por isso, buscamos as melhores experiências internacionais para modernizar o serviço público, desburocratizar a gestão e melhorar a vida do cidadão andreense”, destaca o prefeito Gilvan.

Um dos focos centrais da parceria será a interoperabilidade de dados e o fortalecimento da Plataforma de Georreferenciamento SIGA (Sistema Integrado de Georreferenciamento Andreense), inspirada no modelo estoniano de integração de sistemas públicos. A cooperação também contempla temas como identidade digital, participação cidadã, cidades inteligentes, segurança cibernética e saúde digital.

Entre os compromissos do prefeito Gilvan estão encontros com a embaixadora brasileira na Estônia, com o prefeito de Tallinn, capital do país, e visitas a centros de inovação como o e-Estonia Briefing Centre, o FinEst Centre for Smart Cities e o Reach-U.

Além do caráter simbólico da assinatura, a parceria com a Estônia pode acelerar projetos de transformação digital em Santo André, como a ampliação do processo eletrônico (Papel Zero), a evolução do Bairro Inteligente e o desenvolvimento de soluções de governo aberto e dados integrados.

“Esse intercâmbio internacional vem ao encontro das iniciativas que estamos desenvolvendo na cidade. Um dos projetos mais importantes em andamento é o CITE – Centro de Inovação, Tecnologia e Emprego, que será entregue até o final do ano. O espaço vai reunir formação de talentos, empreendedorismo e fomento à inovação, conectando Santo André às principais tendências do mundo. Estamos construindo uma cidade mais eficiente, digital e com mais oportunidades para todos”, reforça Gilvan.

A missão conta com o apoio institucional do Estonia Hub e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Segundo o prefeito, além de absorver experiências bem-sucedidas, a visita pretende abrir caminhos para internacionalização de startups andreenses e atrair investimentos em tecnologia e inovação para a cidade.

O secretário de Inovação e Tecnologia, Diego Cabral, que acompanha o prefeito na missão, também destacou a importância estratégica da viagem:
“Estamos falando de uma das nações mais avançadas do mundo em digitalização. A Estônia conseguiu transformar a relação do cidadão com o poder público por meio da tecnologia. Queremos entender como isso foi feito, adaptar à nossa realidade e dar um salto na forma como Santo André entrega serviços públicos: com mais agilidade, menos burocracia e foco total no cidadão.”

- Advertisement -
Tags:Estôniaeuropagilvan júniorpaispaís digitalparceriaprefeitosanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Rodrigo Bocardi faz visita surpresa a moradora de Ribeirão Pires Rodrigo Bocardi faz visita surpresa a moradora de Ribeirão Pires
Próximo artigo apresentador Edu Guedes Edu Guedes rouba a cena em festival da cervejaria Madalena em Santo André

Últimas notícias ABC Paulista

Corinthians fernando diniz
Fernando Diniz reclama dos desfalques e exalta Memphis: “Ele aguenta”
17/09/2026
Três homens são presos em flagrante após disparos para "testar" arma caseira em Ribeirão Pires
Três homens são presos em flagrante após disparos para “testar” arma caseira em Ribeirão Pires
16/09/2026
corinthians
Memphis isola pênalti e Corinthians está eliminado da Libertadores
17/09/2026
Santos cuca
Cuca aponta erros da defesa, critica sintético e lamenta gol no fim na eliminação do Santos
16/09/2026
Ação integrada entre Inteligência, COI e GOE resulta na prisão de dupla por furto de rodas em Santo André
Preso mais de 15 vezes, criminoso e comparsa são presos em flagrante furtando rodas em Santo André
16/09/2026

Recomendadas

Rodada de Negócios retorna a Santo André após três anos
Santo AndréEconomia

Rodada de Negócios retorna a Santo André após três anos

16/09/2026
Consórcio ABC e Metodista firmam parceria para até 1.000 bolsas de estudo para estudantes de baixa renda
Cidades

Consórcio ABC e Metodista firmam parceria para até 1.000 bolsas de estudo para estudantes de baixa renda

15/09/2026
Com setembro mais chuvoso em 10 anos, Santo André mantém Defesa Civil e secretarias em alerta máximo
Santo AndréCidades

Com setembro mais chuvoso em 10 anos, Santo André mantém Defesa Civil e secretarias em alerta máximo

15/09/2026
Ação com cadeiras de rodas em Santo André promove conscientização sobre acessibilidade
Cultura e LazerCidades

Ação com cadeiras de rodas em Santo André promove conscientização sobre acessibilidade

15/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?