Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

Horário de verão termina neste domingo em 10 estados e no DF

A partir da 0h, relógios devem ser atrasados em uma hora

Última atualização: 16/02/2019 19:32
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 16/02/2019
Compartilhar

 A partir da 0h, relógios devem ser atrasados em uma hora

 

horário de verão
Horário de verão termina a 0h deste domingo e relógios precisam ser atrasados em uma hora. Foto: Reprodução

 

Motivo de alegria para uns e de tristeza para outros, o horário de verão termina à zero hora deste domingo (17/02). Com isso, os relógios terão que ser atrasados em uma hora (voltarão para 23h) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O horário de verão de 2018 começou no dia de 4 novembro para moradores de 10 estados e do Distrito Federal. Até 2017, o horário de verão tinha início no terceiro domingo de outubro, mas atendendo um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o então presidente Michel Temer alterou o início do horário para que não coincidisse com o primeiro e o segundo turno da eleição.

Viagens

Com o fim do horário de verão, é comum a confusão nos primeiros dias, por isso, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) emitiu um comunicado alertando passageiros para que fiquem atentos aos horários nos bilhetes aéreos. Vale o que está escrito no bilhete, pois eles são emitidos conforme a hora local vigente na data da viagem.

Segundo a entidade, a informação da partida se refere ao horário na cidade de origem e a da chegada ao horário da cidade de destino. Dessa forma, os bilhetes emitidos sempre consideram, além das diferenças de fuso, as diferenças resultantes do início ou fim do horário de verão. Em caso de dúvida, os passageiros devem buscar informações no site da companhia aérea ou por meio dos canais de atendimento telefônico.

Celulares

As operadoras de telefonia alteram automaticamente os relógios dos aparelhos celulares. Mas o usuário deve ficar atento se a alteração foi de fato realizada.

Horário de verão em 2019

Este ano, a adoção do horário de verão ainda é uma incógnita, e cabe ao presidente Jair Bolsonaro decidir.

No ano passado, estudos da SEE (Secretaria de Energia Elétrica), do Ministério de Minas e Energia em parceria com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), apontaram que em termos de economia de energia, a medida não tem sido eficiente, já que os resultados alcançados foram próximos à “neutralidade”. O horário de verão foi criado no país com o intuito de economizar energia, a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano.

“A aplicação da hora de verão, nos dias de hoje, não agrega benefícios para os consumidores de energia elétrica, nem tampouco em relação à demanda máxima do sistema elétrico brasileiro, muito em função da mudança evolutiva dos hábitos de consumo e também da atual configuração sistêmica do setor elétrico brasileiro”, destaca o documento enviado à Casa Civil.

Segundo a assessoria do MME, não há previsão de balanço sobre os resultados obtidos com o horário de verão de 2018. “Serão realizadas novas análises anuais técnicas dos resultados do ciclo 2018/2019 e, quando concluídas, serão encaminhadas à Presidência da República, a quem cabe a decisão de manter ou não o horário brasileiro de verão”, informou a assessoria do MME.

No Distrito Federal, região onde o consumo, per capita, de energia residencial é o maior do país, desta vez, o horário de verão registrou, segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), redução de 2,7% da demanda diária por energia no horário de pico, ou 30MW.

De acordo com o diretor de distribuição da CEB, Dalmo Rebello, é como se a energia de uma cidade como o Guará, localizada a 12 quilômetros do centro da capital federal, com cerca de 126 mil habitantes, fosse desligada nesse período no horário de pico. O especialista acrescenta que o horário de verão é importante para que o sistema, que nessa época, tem a demanda aumentada pelas altas temperaturas, não tenha uma sobrecarga. (Da Agência Brasil)

Tags:fimhorário de verãorelógios

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior cidade de deus Sonho da casa própria vira pesadelo em Mauá
Próximo artigo Pessoas ficam soterradas no Jd. Zaíra em Mauá; entre as vítimas há 2 crianças

Mais lidas

GCM de São Caetano prende homem e mulher por tráfico de drogas no Bairro Nova Gerty
GCM de São Caetano prende homem e mulher por tráfico de drogas no Bairro Nova Gerty
16/05/2025
Concessionária VEM ABC era responsável pelo projeto do Metrô que ligaria São Bernardo à capital paulista
Troca da Linha 18 do Metrô pelo BRT-ABC custará R$ 347 milhões aos cofres públicos
16/05/2025
GCM de Ribeirão Pires impede tentativa de fraude em agência bancária
GCM de Ribeirão Pires impede tentativa de fraude em agência bancária
16/05/2025
Perdi tudo, empreendi e venci!”, afirma proprietário da Vovó Mocinha
Perdi tudo, empreendi e venci!”, afirma proprietário da Vovó Mocinha
16/05/2025
Braskem realiza evento de abertura da 6ª edição do Empreendedoras Braskem no ABC
Braskem realiza evento de abertura da 6ª edição do Empreendedoras Braskem no ABC
16/05/2025

Recomendadas

Especialista em saúde íntima orienta mulheres em evento do LIDE Grande ABC
VariedadesEconomiaSanto André

Especialista em saúde íntima orienta mulheres em evento do LIDE Grande ABC

16/05/2025
Almas gémeas: Com 10 horas de diferença, casal morre no mesmo dia após 74 anos juntos
CidadesDestaque 2Variedades

Almas gêmeas: Com 10 horas de diferença, casal morre no mesmo dia após 74 anos juntos

16/05/2025
Vídeos com IA mostram crianças reencenando áudios da CPI das Bets e viralizam
VariedadesBrasilDestaque 1Política

Vídeos com IA mostram crianças reencenando áudios da CPI das Bets e viralizam

15/05/2025
Docente da USCS alerta sobre os riscos da hipertensão
Variedades

Docente da USCS alerta sobre os riscos da hipertensão

15/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?