VOLTAR
  • Cidades

Horário de verão começa a vigorar

Os relógios foram adiantados em uma hora; horário volta ao normal em 17 de fevereiro de 2019

  • Horário de verão termina a 0h deste domingo e relógios precisam ser atrasados em uma hora.
    Foto: Reprodução
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/11/2018
  • Compartilhar:

Relógios são adiantados em uma hora; horário volta ao normal em 17 de fevereiro de 2019

horário de verão

Horário de verão começou a 0h deste domingo e relógios foram adiantados em uma hora. Foto: reprodução

 

O horário de verão começou a 0h deste domingo (04/11), quando os relógios foram adiantados em uma hora em dez estados do País, além e do Distrito Federal. O horário envolve as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e atinge os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O horário de verão está programado para acabar em 17 de fevereiro do ano que vem.

Em 2018, houve algumas alterações e o período será menor. Até o ano passado, o início do horário de verão era no terceiro domingo, mas o TSE (Tribunal Superior Eleitoral solicitou ao presidente Michel Temer (PMDB) que durante as eleições não alterasse o horário. O primeiro turno foi em 7 de outubro, enquanto o segundo turno ocorreu em 28 de outubro.

Como já era uma tradição adiantar os relógios no terceiro domingo de outubro, neste ano, houve problemas, pois as operadoras de celular adiantaram os relógios de forma automática o que gerou certa confusão entre os clientes.

Os alunos que prestam as provas do Enem neste fim de semana estão sendo orientados a ter cautela, pois o horário mudou.