Zoológico Municipal de São Bernardo resgata 480 animais debilitados

Mais visitadas

Para celebrar o Dia Mundial dos Animais, espaço, localizado dentro do Parque Estoril, recebeu visita monitorada de moradores e estudantes da cidade

 

Zoológico Municipal de São Bernardo resgata 480 animais debilitados. Foto: Divulgação/PSBC-Omr matsumoto

 

Referência na recuperação de animais silvestres debilitados, o Zoológico Municipal de São Bernardo resgatou, em 2019, 480 animais vítimas de ação de traficantes e de traumas causados por acidentes e maus-tratos. Deste total, cerca de 30% já foram tratados e reinseridos à Mata Atlântica, por meio de trabalho de reabilitação desenvolvido no ambulatório e centro de recuperação, localizado dentro do Parque Natural Municipal do Estoril, no bairro Riacho Grande.

Única instituição voltada ao cuidado animal silvestre do Grande ABC, o Zoológico é um dos principais instrumentos da política de preservação e cuidado a fauna e flora de São Bernardo.

“Aproximar as pessoas destes espaços faz com que cada morador também tenha ciência de sua responsabilidade de preservar e cultivar nosso Meio Ambiente. Dentro deste cenário, o Zoológico Municipal tem tido papel fundamental, não apenas para o lazer e diversão de adultos e crianças, mas sim de conscientização de todos sobre a preservação da nossa fauna”, destacou o chefe do Executivo, Orlando Morando.

Certificado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Zoológico Municipal abriga atualmente 250 animais de 70 espécies diferentes, todos abrigados em viveiros adaptados para atender as necessidades de cada um, que, devido a lesões permanentes, não podem retornar à natureza.

Para auxiliar na recuperação dos animais, o centro ecológico de São Bernardo conta com equipe de profissionais que atuam  em sintonia pelo bem-estar das espécies. “Os animais que estão aqui hoje não podem voltar ao seu habitat natural devido aos maus-tratos sofridos por ações de humanos. E é através da história de cada animal aqui abrigado que buscamos diariamente mostrar aos visitantes a importância da preservação nossa natureza”, relatou a bióloga Jeniffer Novaes.

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

Para celebrar o Dia Mundial dos Animais, celebrado nesta sexta-feira (04/10), o Zoológico Municipal de São Bernardo recebeu visita monitorada de moradores da cidade com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos do comércio clandestino de animais.  A ação foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Ambiental, com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos.

Acompanhada de toda sua família, Andressa Cruz da Costa, 37 anos, foi uma das visitantes que percorreu o espaço e acompanhou de perto a recuperação dos animais. “O trabalho desenvolvido aqui é de extrema importância. Nos mostra o quanto precisamos cuidar do Meio Ambiente”.

Recado que a pequena Sophia, de apenas 11 anos, fez questão de reforçar ao sair do espaço. “O Zoológico me ensinou hoje que temos que respeitar os animais e que juntos podemos todos viver em paz e harmonia”.

ROTEIRO EDUCADOR

Neste Dia dos Animais, alunos da rede municipal de ensino de São Bernardo também tiveram a oportunidade de visitar o espaço, por meio do “Roteiro Educador” que estimula o protagonismo infanto-juvenil e a ampliação dos espaços de aprendizagem para os alunos, transformando a cidade em uma grande sala de aula.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações