VOLTAR
  • Cidades
  • São Bernardo

Visitantes da Prainha do Riacho Grande ignoram locais de descarte de lixo

Falta de conscientização de alguns frequentadores preocupa moradores; Prefeitura reforça que a orla dispõe de diversos pontos de descarte e, por isso, conta com a colaboração da população para manter limpo o entorno da represa  

  • Visitantes da Prainha do Riacho Grande ignoram locais de descarte de lixo.
    Foto: Morador do Riacho Grande
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/01/2024
  • Compartilhar:

Falta de conscientização de alguns frequentadores preocupa moradores; Prefeitura reforça que a orla dispõe de diversos pontos de descarte e, por isso, conta com a colaboração da população para manter limpo o entorno da represa

lixeira quebrada no Riacho Grande

Vandalismo: Visitantes chegam a quebrar as lixeiras. Foto: Morador do Riacho Grande

Na manhã desta segunda-feira, dia 8 de janeiro, um morador do Riacho Grande registrou uma grande quantidade de resíduos deixada pelos visitantes na Prainha do Riacho. Com a chegada do verão, das férias e das elevadas temperaturas, o local tem se transformado em um ponto de lazer, mas a consciência ambiental de alguns frequentadores parece estar em falta.

O Riacho Grande, conhecido pela prainha e pelos estabelecimentos às margens da represa, atrai tanto moradores locais quanto turistas, tornando-se um ponto turístico popular da região. Infelizmente, ao término de cada fim de semana, os encarregados da limpeza se deparam com uma variedade de itens descartados de forma irresponsável, de embalagens plásticas a resíduos orgânicos. Nas fotos é possível observar que até as cestinhas de lixo foram quebradas.

O morador que registrou as imagens optou por permanecer anônimo, expressando sua preocupação: “Sou morador do Riacho Grande e saí cedo para correr, me deparei com essa situação na prainha. O que também chama atenção é o forte cheiro de urina, queremos chamar atenção para que as pessoas se conscientizem.”

Em nota, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informou que a limpeza da Prainha do Riacho Grande é realizada de forma constante, com reforço das ações às segundas-feiras, a partir das 6h, após o pico de visitantes aos finais de semana. Equipes de apoio podem ser designadas, conforme a demanda. A Administração reforça que a orla dispõe de diversos pontos de descarte de lixo e, por isso, conta com a colaboração e conscientização da população para manter o Prainha e todo o entorno da represa Billings limpos.

lixo acumulado no Riacho Grande

Visitantes da Prainha do Riacho Grande ignoram locais de descarte de lixo. Foto: Morador do Riacho Grande