VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Violeiros de Diadema se apresentam no Sesc São Caetano

Repertório retratará a música caipira tradicional e clássicos como Menino da Porteira, Chico Mineiro e Saudade da Minha Terra ,entre outros

  • Violeiros de Diadema se apresentam no Sesc São Caetano.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 31/05/2023
  • Compartilhar:

Repertório retratará a música caipira tradicional e clássicos como Menino da Porteira, Chico Mineiro e Saudade da Minha Terra ,entre outros

violeiros tiram foto em fernte a casa

Violeiros de Diadema se apresentam no Sesc São Caetano. Foto: Divulgação

O grupo Violeiros de Diadema se apresenta na próxima sexta-feira (02/06), no Sesc São Caetano, às 20 horas. O grupo, que surgiu em abril de 2011 após a realização de oficina para o aprendizado da viola caipira em um antigo Ponto de Cultura da cidade, reúne hoje 16 integrantes. “A nossa missão é manter viva a música caipira tradicional”, relatou o violeiro e coordenador do grupo, o arquiteto Luiz Hermínio Puntel de Oliveira.

Na apresentação do Sesc São Caetano, os Violeiros de Diadema vão apresentar um repertório que retrata a música caipira tradicional. “Toada, guarânia, cateretê, pagode de viola e cururu são alguns dos ritmos que serão executados. Entre as músicas estão clássicos como o Menino da Porteira, Chico Mineiro e Saudade da Minha Terra, entre outros”, destacou Luiz.

Os Violeiros de Diadema também vão se apresentar no São João de Diadema. A festa, que será realizada na Praça da Moça, será entre os dias 23 de junho e 2 de julho. A participação dos Violeiros será no dia 30 de junho, às 18 horas. A apresentação no Sesc São Caetano é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do espetáculo. O Sesc São Caetano fica na Rua Piauí, 554, bairro Santa Paula.

Prêmio Inezita Barroso

Os Violeiros de Diadema receberam em março de 2023 o Prêmio Inezita Barroso. Ofertada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a premiação chegou à sua 6ª edição reconhecendo as pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na sociedade em razão de sua contribuição com a música dita caipira de raiz e qualquer outra forma de arte genuinamente popular que a complemente.