Vídeos: Em S.Bernardo, tucanos miram 2º turno e atacam adversários em ato
Principais críticas foram para Tarcísio de Freitas que tem domicílio eleitoral recente no Estado de São Paulo
Principais críticas foram para Tarcísio de Freitas que tem domicílio eleitoral recente no Estado de São Paulo
O candidato à reeleição pelo PSDB, governador Rodrigo Garcia, participou de um grande evento de campanha na manhã deste domingo (11/09), em São Bernardo, que reuniu prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, além de apoiadores. Rodrigo Garcia, o candidato ao Senado Edson Aparecido (MDB), a deputada estadual Carla Morando, o prefeito Orlando Morando e seu vice-prefeito Marcelo Lima estava entre lideraram o ato que reuniu 10 mil pessoas dentre o fora do Clube dos meninos.
Para alavancar a candidatura de Rodrigo Garcia que está em terceiro lugar nas pesquisas, os tucanos miraram os adversários de olho no segundo turno destas eleições marcadas para 2 de outubro.
Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), que estão à sua frente nas pesquisas eleitorais na corrida pelo Governo do Estado foram os mais atacados..
O discurso mais inflamado foi de Orlando Morando que disse que o petista foi reprovado pela população da capital paulista ao ser derrotado no primeiro turno das eleições de 2016. Mas os ataques maiores foram direcionados a Tarcísio de Freitas, que nasceu no Rio de Janeiro e tem domicílio eleitoral recente em SP. Sem citar nome, o prefeito de São Bernardo questionou o público sobre o candidato.
“Você colocaria dentro de sua casa para morar uma pessoa que você não conhece?. Então por que vamos colocar em nosso Estado quem não conhecemos? É importante isso, pessoal. Isso custa caro”, afirmou Orlando Morando.
Veja vídeo
História em SP
O governador Rodrigo Garcia disse que tem história em São Paulo, e, por isso, merece retornar ao comando do governo do Estado. “Eu estou aqui há cinco meses como governador e há 25 anos mostrando quem eu sou e que eu tenho uma história de vida dedicada para São Paulo. Então, compare que cada candidato já fez e eu tenho convicção que nessa comparação, vocês vão observar que o Rodrigo é aquele que vai levar São Paulo adiante”, declarou o novo governador de São Paulo.
“Qualquer um dos meus adversários demoraria de um a dois anos pra entender o governo. E com certeza iria paralisar aquilo que a gente está fazendo nesse momento para São Paulo, por não saber como fazer. Nós não podemos usar o governo como um treino para saber como é a administração pública. Lembre-se que um já teve oportunidade de ser prefeito aqui em São Paulo e tomou cartão vermelho da população, não foi reeleito. O outro não conhece o estado”, declarou.
Para Rodrigo Garcia, nos últimos 20 dias de campanha os eleitores também passarão a conhecer as propostas do candidato ao Senado Edson Aparecido. “A partir desses últimos 20 dias a gente começa a prestar atenção e a perceber que a população está olhando para eleição de São Paulo. Acompanhem e comparem o dia a dia dos candidatos, prestem atenção nas propostas, inclusive no que o Edson tem para falar sobre o Senado”, frisou.
Arrancada Rumo à Vitória reúne 10 mil pessoas
Nem mesmo o frio da manhã deste domingo afastou as cerca de 10 mil pessoas que marcaram presença no evento Arrancada Rumo à Vitória, realizado no Clube dos Meninos, em São Bernardo, em apoio à reeleição da deputada estadual Carla Morando (PSDB) e às candidaturas de Rodrigo Garcia (PSDB) para governador, de Marcelo Lima (SD) para deputado federal e de Edson Aparecido (MDB) para senador. Muitas pessoas tiveram de ficar do lado de fora do Clube porque o espaço lotou e não tinha como entrar.
Realizado a 21 dias das eleições de outubro, o ato foi marcado pela grande adesão de apoiadores – que lotaram o espaço e ainda ocuparam parte da área externa – e pelo discurso de defesa dos interesses de São Bernardo e do Grande ABC e de união em torno de projetos que representem a continuidade do desenvolvimento da região. “Minha missão foi trazer investimentos para São Bernardo e ao Grande ABC e tenho certeza de que consegui cumprir o meu dever e recompensar a confiança que vocês me deram. Agora, preciso da ajuda de vocês para que a gente continue esse trabalho. Esse grupo é que vai levar a gente para a vitória”, disse a deputada Carla Morando.
Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando defendeu o trabalho em sinergia contra o retrocesso e o retorno a um passado de obras paradas e de políticas públicas ineficientes. “Sempre que fazemos uma escolha, fazemos por comparação. O povo de São Bernardo comparou em 2020, quando a cidade teve a oportunidade de escolher entre dois projetos, e escolheu a mim e ao Marcelo. E agora sabemos em quem podemos contar. Eu conheço o Rodrigo e sei para quem estou pedindo apoio. Ele tem o DNA do nosso Estado. Tenho certeza de que com Rodrigo governador serão mais quatro anos de prosperidade. Nossos candidatos são como nosso time de coração, é essa emoção que precisamos levar para as ruas”.
Em seu discurso, Rodrigo Garcia relembrou sua trajetória política e reforçou a importância de colocar os interesses públicos acima de ideologias políticas, que dividiram o País nos últimos anos. “Meu lado é o lado de São Paulo e das pessoas que precisam do poder público. Tenho minhas ideologias sim, mas não as coloco acima do que precisa ser feito. Ideologia não cuida das pessoas, não cria Bom Prato, hospital e não enche a barriga de ninguém. O que resolve são as escolhas que a gente faz”, disse.
Uma das bandeiras levantadas no evento foi a necessidade de ampliar a representatividade da região em Brasília, com políticos que atuem de forma incisiva para trazer mais recursos e melhorias para São Bernardo e o Grande ABC. “Vamos continuar transformando São Bernardo e ajudando no que for preciso para que nossa região seja reconhecida em Brasília. Não apenas pela importância que tem, mas também no mapa do Orçamento. Para isso precisamos eleger esse time, que representa o bem”, destacou o candidato a federal, Marcelo Lima.
Perfil
Carla Morando é fisioterapeuta e a única representante feminina na Assembleia Legislativa de São Paulo. Em 2018, foi a deputada mais votada da região, com 89.636 votos. Na Alesp, tem sua atuação voltada ao corte de gastos públicos e privilégios. Não usa carro oficial a que tem direito e defendeu a extinção da frota de carros na Alesp como forma de reduzir custos. Foi responsável pelo envio de recursos para equipar os hospitais da Mulher e de Urgência e por trazer duas unidades do Bom Prato para São Bernardo. Também destinou recursos para o esporte, obras viárias e habitação para toda a região do Grande ABC. Tem forte atuação social, sendo a deputada que mais encaminhou emendas para a assistência social no Estado.