1 de dezembro de 2021

Vídeo: Zoológico de S.Bernardo tem novo morador, um filhote de lontra

Mais visitadas

Prestes a completar 2 meses, filhote é o 1º da espécie a nascer no zoo; local é o 3º no Brasil a registrar reprodução de lontras em cativeiro

Referência na recuperação de animais silvestres debilitados, o Zoológico Municipal de São Bernardo acaba de ganhar um novo morador. Trata-se de um filhote de lontra, espécie que atualmente é ameaçada de extinção. Prestes a completar dois meses, o pequeno bichinho é o primeiro filhote da espécie a nascer nas dependências do zoo. No Brasil, apenas outros dois locais registraram reprodução similar de lontras em cativeiro.

O pequeno filhote é o primeiro bebê do casal Alan e Luci. Ambos vivem no zoo há quatro anos, desde que foram resgatados por profissionais do equipamento, após sofrerem ataque de cachorros. Segundo Marcelo da Silva Gomes, veterinário do Zoológico de São Bernardo, o nascimento do filhote é um feito inédito na região e deve ser celebrado nacionalmente. Isso porque a lontra está atualmente na lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza, sendo classificada na categoria de “quase ameaçada”, ou seja, sua tendência populacional é de diminuição.

“A reprodução em cativeiro dessa espécie ainda é algo muito novo, tanto no Brasil como no restante do mundo. Por isso, este nascimento deve ser celebrado, pois agora conseguiremos estudar melhor o ciclo reprodutivo da espécie em um ambiente controlado, estimulando sua reprodução em zoológicos e a reintrodução da lontra em seu habitat natural”, destacou Gomes.

Por se tratar de algo inédito, no momento, a equipe do Zoo de São Bernardo tem preservado os primeiros contatos da mãe com o filhote. Por isso, apenas o tratador responsável pela alimentação do animal tem entrado no viveiro da família. “A entrada de qualquer pessoa diferente no recinto pode assustar a mãe e influenciar negativamente nos cuidados maternos tão importantes nessa fase de desenvolvimento inicial”, destacou a bióloga Jeniffer Novaes.

A expectativa é que nas próximas semanas o filhote passe por sua primeira bateria de exames, quando será possível saber seu peso e sexo, desconhecido até o momento.

lontra no zoológico de são bernardo
Zoológico de São Bernardo tem novo morador, um filhote de lontra. Foto: Divulgação

Preservação da fauna

O Zoológico de São Bernardo é a única instituição voltada ao cuidado do animal silvestre situada Grande ABC, sendo um dos principais instrumentos da Administração municipal para a preservação e cuidado com a fauna e a flora da cidade e toda a região. O espaço abriga 250 animais de 70 diferentes espécies, em viveiros adaptados para atender as necessidades de cada um.

Mesmo diante da pandemia, o Zoo manteve nos últimos meses os cuidados aos animais que estão no equipamento. De janeiro até outubro deste ano, 311 animais vítimas de ação de traficantes e de traumas causados por acidentes e maus-tratos foram resgatados e atendidos pela equipe de veterinários e cuidadores.

lontra no zoológico de são bernardo
Prestes a completar 2 meses, filhote é o 1º da espécie a nascer no zoo; local é o 3º no Brasil a registrar reprodução de lontras em cativeiro

 Serviço

O Zoo Municipal fica nas dependências do Parque Estoril (rua Portugal, 1.000, Estoril). O espaço funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada custa R$ 3 (pedestre e pessoas no veículo, com pagamento apenas em dinheiro). Crianças até 7 anos e idosos não pagam. Para entrar gratuitamente, basta o morador da cidade fazer uma carteirinha na administração do parque.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações