VOLTAR
  • Cidades

Vídeo: Sto.André intervém em área para eliminar ponto de descarte de sujões

Trecho na Rua do Cruzeiro, no Jardim Santo André, está sendo limpo e em breve será revitalizado

  • Sto.André intervém em área para eliminar ponto de descarte de sujões.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/07/2023
  • Compartilhar:

Trecho na Rua do Cruzeiro, no Jardim Santo André, está sendo limpo e em breve será revitalizado

 

Um local na Rua do Cruzeiro, no Jardim Santo André, recebe intervenções para deixar de fazer parte das estatísticas de áreas que sofrem com o descarte irregular de resíduos. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou nesta semana diversas ações para acabar com esse problema, que, segundo os moradores, já ocorre há mais de dez anos.

O Jardim Santo André fica em um terreno que pertence à CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). Por isso, o local e os serviços de manutenção são de responsabilidade da companhia estadual.

Em apenas quatro dias, de terça até esta sexta-feira (7), a autarquia removeu mais de 210 toneladas de resíduos. Por causa do difícil acesso à área, que fica em uma ladeira, entre muro de arrimo e escadaria, os trabalhos precisaram ser executados com uso de maquinários. Além disso, no trecho mais crítico, funcionários retirarão os resíduos manualmente, com uso de rapel, ou seja, segurados por cordas.

Após a retirada dos materiais, o espaço na Rua do Cruzeiro deve ser cercado com alambrado, de forma que as pessoas não joguem mais resíduos. Também será afixada uma faixa alertando que existem Estações de Coleta próximas ao local para que a população destine resíduos volumosos corretamente, além de informar que o descarte inadequado é crime ambiental, com infração sujeita à multa e apreensão do veículo.

O Semasa também irá revitalizar o muro com arte em grafite, trazendo novas cores e mais vida ao ambiente. As melhorias fazem parte do programa Ponto Limpo, iniciativa inédita da autarquia para requalificar espaços que sofrem com o descarte irregular de resíduos.

Mobilização porta a porta – Aliado ao trabalho de limpeza na Rua do Cruzeiro, o Semasa está fazendo uma mobilização porta a porta para conversar com os moradores sobre os malefícios que o descarte irregular de resíduos traz à saúde e ao meio ambiente. Na conversa educativa, a população ainda é alertada de que essa prática é crime ambiental e que os moradores podem e devem denunciar, de forma sigilosa.

A denúncia ocorre pelo site (www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario/), redes sociais (@semasasantoandre) e WhatsApp do Semasa (4433-9011). É importante, se possível, que a mensagem venha acompanhada de fotos e vídeos do infrator, além do registro da placa, caso o crime seja facilitado com o uso de um veículo.

Coleta porta a porta – Para extinguir o ponto de descarte irregular de resíduos na rua do Cruzeiro, o Semasa também orientou a população a dispor as sacolas com os resíduos domésticos em frente às residências, nos dias e horários corretos. Antes, munícipes que residem na região concentravam os resíduos na calçada da área que está recebendo intervenções.

ponto de descarte irregular sendo limpo

Sto.André intervém em área para eliminar ponto de descarte de sujões. Foto: Divulgação

Estações de Coleta

– Em breve, a Prefeitura e o Semasa vão inaugurar o segundo ecoponto no bairro. A 300 metros da Rua Cruzeiro, será aberta a Estação de Coleta Jardim Santo André, onde a população poderá levar entulho, eletroeletrônicos, móveis, estofados, poda de vegetação, madeira, dentre outros resíduos volumosos.

Atualmente, existe a Estação de Coleta Loreto, que fica na Avenida Loreto, 101. O horário de atendimento é de segunda a sábado, inclusive feriados, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

descarte irregular em Santo André

Trecho na Rua do Cruzeiro, no Jardim Santo André, está sendo limpo e em breve será revitalizado. Foto: Divulgação/PSA