O trem turístico que sai da estação da Luz, em São Paulo, até a Vila de Paranapiacaba, serviu de cenário para a reunião entre o prefeito em exercício de Santo André, Luiz Zacarias, o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, e o secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, que visitaram a famosa vila inglesa nesta quarta-feira (05/07).
Durante a viagem, as autoridades formataram um grupo de trabalho que em até 60 dias apresentará propostas sobre o turismo ferroviário e demais atividades ligadas a Paranapiacaba.
“Temos muito interesse em desenvolver o turismo ligado às ferrovias e faz muito sentido que olhemos para Paranapiacaba. Vamos conversar sobre programas que incentivem este turismo, identificando trechos e ideias. Esta é uma primeira conversa, uma aproximação para darmos continuidade”, disse o secretário Roberto de Lucena, que visitou diferentes pontos da Vila conhecendo um pouco mais da história.
O secretário ainda fez questão de ressaltar a mudança que sentiu após alguns anos sem visitar a Vila. “A história de Paranapiacaba é pulsante, me lembro de vir e ficar triste em ver o cenário, mas a gestão fez mais de 50 intervenções e está deixando a Vila cada vez melhor para promover o destino turístico, tendo nosso apoio para se tornar município de interesse turístico ou ainda estância”, comentou.
“Essa primeira conversa é de grande relevância pela presença do secretário em nos apoiar em projetos para a nossa querida Vila. Vamos dar andamento às ideias com este grupo de trabalho e apresentar programas que fomentem o andamento do turismo ferroviário, mostrando Paranapiacaba para todo o Estado”, afirmou o prefeito em exercício, Luiz Zacarias.
“Essa visita nos engrandece e temos um resultado positivo dessa primeira reunião. Paranapiacaba merece ser priorizada pelo poder público por toda história e beleza que possui, sendo assim, o turismo ferroviário só irá trazer ainda mais brilho para a região”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Mais de 60 atrações, envolvendo cerca 300 artistas de Santo André e da região, vão passar pelo 22º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP), que será realizado nos dois últimos finais de semana de julho (dias 22, 23, 29 e 30). Todas as atrações e atividades são gratuitas, apenas é sugerida a doação de alimentos não perecíveis ou itens para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade.
A abertura do evento acontece no dia 22 (sábado), às 10h, com a entrega de um dos primeiros campos de futebol do Brasil, do União Lyra Serrano. Também será inaugurado um memorial a Charles Miller, que contará a história do pai do futebol e como sua trajetória está relacionada ao clube mais antigo do ABC (União Lyra Serrano).
O secretário de Turismo do Estado disse que vai conversar com o governador Tarcísio de Freitas sobre a possibilidade de o chefe do Executivo estadual participar da abertura do Festival de Inverno no dia 22 de julho, em Paranapiacaba.
Em sua 4ª edição na cidade, Taça das Favelas tem partidas que ocorrem na Arena…
Obras que tornaram a Casa da Palavra totalmente acessível a pessoas com deficiência, contemplou ainda…
Durante a busca, a PM, além do Ozempic e Wegovy, encontrou o carro que seria…
Viaduto viabiliza via expressa ao tráfego no sentido São Caetano da Avenida dos Estados
Comemoração de Patacori Ogum foi instituída por lei municipal e faz parte do Circuito Religioso…
Final do torneio foi disputada entre duas equipes da cidade; Torneio segue até este domingo,…