VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Vídeo: Secretário de Tarcísio visita Paranapiacaba e fala em investimentos

Prefeito em exercício., Luiz Zacarias participou da visita à vila inglesa; Santo André inicia trabalho focado no turismo ferroviário

  • Santo André inicia trabalho focado no turismo ferroviário de Paranapiacaba. Foto : Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 05/07/2023
  • Compartilhar:

Prefeito em exercício, Luiz Zacarias, participou da visita à vila inglesa; Santo André inicia trabalho focado no turismo ferroviário

O trem turístico que sai da estação da Luz, em São Paulo, até a Vila de Paranapiacaba, serviu de cenário para a reunião entre o prefeito em exercício de Santo André, Luiz Zacarias, o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, e o secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, que visitaram a famosa vila inglesa nesta quarta-feira (05/07).

Durante a viagem, as autoridades formataram um grupo de trabalho que em até 60 dias apresentará propostas sobre o turismo ferroviário e demais atividades ligadas a Paranapiacaba.

“Temos muito interesse em desenvolver o turismo ligado às ferrovias e faz muito sentido que olhemos para Paranapiacaba. Vamos conversar sobre programas que incentivem este turismo, identificando trechos e ideias. Esta é uma primeira conversa, uma aproximação para darmos continuidade”, disse o secretário Roberto de Lucena, que visitou diferentes pontos da Vila conhecendo um pouco mais da história.

O secretário ainda fez questão de ressaltar a mudança que sentiu após alguns anos sem visitar a Vila. “A história de Paranapiacaba é pulsante, me lembro de vir e ficar triste em ver o cenário, mas a gestão fez mais de 50 intervenções e está deixando a Vila cada vez melhor para promover o destino turístico, tendo nosso apoio para se tornar município de interesse turístico ou ainda estância”, comentou.

“Essa primeira conversa é de grande relevância pela presença do secretário em nos apoiar em projetos para a nossa querida Vila. Vamos dar andamento às ideias com este grupo de trabalho e apresentar programas que fomentem o andamento do turismo ferroviário, mostrando Paranapiacaba para todo o Estado”, afirmou o prefeito em exercício, Luiz Zacarias.

“Essa visita nos engrandece e temos um resultado positivo dessa primeira reunião. Paranapiacaba merece ser priorizada pelo poder público por toda história e beleza que possui, sendo assim, o turismo ferroviário só irá trazer ainda mais brilho para a região”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Secretário de Turismo e Viagens do Estado

Santo André inicia trabalho focado no turismo ferroviário de Paranapiacaba. Foto : Divulgação

FIP

Mais de 60 atrações, envolvendo cerca 300 artistas de Santo André e da região, vão passar pelo 22º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP), que será realizado nos dois últimos finais de semana de julho (dias 22, 23, 29 e 30). Todas as atrações e atividades são gratuitas, apenas é sugerida a doação de alimentos não perecíveis ou itens para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade.

A abertura do evento acontece no dia 22 (sábado), às 10h, com a entrega de um dos primeiros campos de futebol do Brasil, do União Lyra Serrano. Também será inaugurado um memorial a Charles Miller, que contará a história do pai do futebol e como sua trajetória está relacionada ao clube mais antigo do ABC (União Lyra Serrano).

Convite ao governador

O secretário de Turismo do Estado disse que vai conversar com o governador Tarcísio de Freitas sobre a possibilidade de o chefe do Executivo estadual participar da abertura do Festival de Inverno no dia 22 de julho, em Paranapiacaba.

Veja vídeo: