VOLTAR
  • Economia

Orlando Morando recebe comitiva do setor industrial argentino

Reunião também foi acompanhada pelo cônsul-geral adjunto da Argentina em São Paulo, Paulo Zappia durante comitiva realizada por prefeito

  • Orlando Morando recebe comitiva do setor industrial argentino. Foto : Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 05/07/2023
  • Compartilhar:

Reunião também foi acompanhada pelo cônsul-geral adjunto da Argentina em São Paulo, Paulo Zappia durante comitiva realizada por prefeito

Orlando Morando com comitiva do setor industrial argentino

Orlando Morando recebe comitiva do setor industrial argentino. Foto : Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, recebeu nesta quarta-feira (05/07), em seu gabinete, a visita de uma comitiva da Associação de Industriais Metalúrgicos da República Argentina (Adimra) para reunião sobre políticas de cooperação para fomento do setor no município – considerado o berço da indústria automobilística brasileira – e no país vizinho. O grupo foi acompanhado pelo cônsul-geral adjunto da Argentina em São Paulo, Paulo Zappia.

A comitiva também aproveitou para conhecer a cidade e fazer uma troca de experiências na área de inovação. “Brasil e Argentina têm vocação natural para a indústria metalúrgica, que é o DNA dos dois países”, disse Orlando Morando. O chefe do executivo ressaltou ainda a importância das relações bilaterais. “O setor não se resume apenas à produção de automóveis, por isso a troca de experiência tecnológica precisa ser mais globalizada”, acrescentou.

Para Guillhermo Merediz, subsecretário de Promoção de Comércio e Investimentos Exteriores da Argentina, o grande desafio da indústria metalúrgica nesse momento é acompanhar os avanços tecnológicos. Por isso, a troca de experiência com uma cidade que tem a mesma vocação industrial é primordial. “Queremos institucionalizar essa relação. A nossa missão é potencializar e articular agendas estratégicas. Há um desafio nas mudanças tecnológicas, em especial para as pequenas empresas, tanto no Brasil quanto na Argentina. Entendemos que temos de encarar os desafios de maneira colaborativa”, avaliou.

Elio Del Re, presidente da Adimra, reiterou que o trabalho em conjunto fortalecerá a economia de ambos os países. “É muito importante essa recepção em São Bernardo. Estamos aqui porque queremos pensar em algo macro, de Mercosul. E podemos fazer isso juntos”, finalizou. Além de empresários da área de tecnologia e de instituições de ensino da região do Grande ABC, também participou do encontro o secretário e Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami, que conduzirá a troca de informações entre os países.

RELAÇÕES COMERCIAIS COM A ARGENTINA

Em 2022, a Argentina foi o principal destino das exportações de São Bernardo, com participação de 31,8%, totalizando US$ 1,6 bilhão, seguida por Chile (13,9%), México (9%), Estados Unidos (8,16%), Peru (7,5%), Alemanha (6,6%), Colômbia (4,5%) e África do Sul (4%). Até maio de 2023, o país vizinho já responde por 29% das exportações de São Bernardo, totalizando US$ 487 milhões em negociações. Nas importações, a Argentina respondeu, em 2022, por 7,4% do total, ficando atrás de Alemanha (28%), China (10,4%) e Suécia (9,8%).

ADIMRA

Fundada e 1904, a Adimra reúne mais de 60 câmaras setoriais e regionais, abrangendo mais de 24 mil empresas em todo o território argentino e que geram cerca de 300 mil postos de trabalho diretos, com grande impacto no PIB nacional.