VOLTAR
  • Variedades

Vídeo mostra emoção de pacientes no encerramento de hospital de campanha

Ribeirão Pires atingiu mais de 70% da população totalmente imunizada e os casos de Covid despencaram no município

  • Vídeo mostra emoção de pacientes no encerramento de hospital de campanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/10/2021
  • Compartilhar:

Ribeirão Pires atingiu mais de 70% da população totalmente imunizada e os casos de Covid despencaram no município

Pacientes e funcionários do Hospital de campanha se emocionaram muito no momento do encerramento das atividades. Um vídeo foi gravado pelo Departamento de Comunicação, coordenado por Samuel Boss. Muitos foram às lágrimas ao relembrarem momentos de superação. Assista vídeo acima.

O Comitê Covid de Ribeirão Pires decidiu, por unanimidade, encerrar definitivamente as atividades do Hospital de Campanha, que funcionou na cidade entre abril de 2020 e agosto de 2021. Sendo assim, toda a estrutura erguida no ginásio esportivo Ozires Grecco será desmontada nos próximos dias.

A unidade hospitalar já não recebe pacientes desde o dia 31 de julho e foi desmobilizada oficialmente no dia 7 de agosto. Entretanto, a estrutura física foi mantida para dar suporte aos pacientes em caso de uma terceira onda da Covid-19, o que não ocorreu. O custo mensal para manter a estrutura erguida é de aproximadamente R$ 200 mil.

Ribeirão Pires já imunizou mais de 70% da população adulta com as duas doses contra a Covid-19 (65.877 pessoas), o que fez despencar o número de casos na cidade.

O secretário Municipal de Saúde, Audrei Rocha, indicou justamente o baixo número de pacientes internados na rede pública municipal nos últimos meses como justificativa para o encerramento definitivo das atividades. “Desde a desmobilização do Hospital, mantivemos média de internados entre dois a cinco pacientes no máximo, o que nossa atual estrutura montada no complexo hospitalar da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia comporta sem maiores dificuldades”, explicou.

Responsável pelo atendimento dos casos de Covid na cidade, o médico Antônio Carlos André de Castro, defende o encerramento das atividades da unidade hospitalar. “Nossas projeções estão dentro da média de dois a três pacientes, o que não justifica manter toda aquela estrutura erguida. Assim, o dinheiro do custo mensal poderá ser indicado para outros investimentos na área da saúde”, finalizou.

Atualmente, os casos de Covid-19 no município são tratados na UPA Santa Luzia. Hoje, apenas dois pacientes estão internados.

Hospital de ribeirão pires

Vídeo mostra emoção de pacientes no encerramento de hospital de campanha