VOLTAR
  • Política

Vídeo: Guto Volpi apresenta plano integrado de combate à violência nas escolas

Nestes primeiros meses de 2023 já foram registrados 30 casos de bullying nas  escolas contra 16 do ano passado; três menores foram apreendidos  

  • Guto Volpi apresenta plano integrado de combate à violência nas escolas.
    Foto: Divulgação/PRP
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 06/04/2023
  • Compartilhar:

Nestes primeiros meses de 2023 já foram registrados 30 casos de bullying nas  escolas contra 16 do ano passado; três menores foram apreendidos

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), reuniu nesta quinta-feira (06/04) gestores e profissionais da segurança e da educação para traçar novas estratégias de prevenção e combate à violência nas escolas e em seu entorno. Ações integradas entre as polícias Militar, Civil e Guarda Municipal, aperfeiçoamento dos sistemas de vigilância, com a criação de “botão do pânico” para unidades de ensino, e fortalecimento do programa APSE (Apoio Psicossocial Escolar) da Prefeitura estão na lista das medidas anunciadas.

Na última semana, três alunos menores foram apreendidos na cidade por conta de problemas das escolas. Nestes primeiros meses de 2023 já foram registrados 30 casos de bullying nas unidades escolares do município contra 16 do ano passado.

“O momento é delicado e preocupante. Os episódios de violência que costumamos a ver em outros países batem à porta de nossas cidades. Precisamos planejar e trabalhar pela segurança em nossas escolas, sem distinção entre as redes pública e privada. Isso a gente vai fazer de forma conjunta, humanizada, com diálogo e a modernização dos instrumentos utilizados”, observou o prefeito.

Guto Volpi

Guto Volpi apresenta plano integrado de combate à violência nas escolas. Foto: Divulgação/PRP

Utilizando como referência o Ana, aplicativo da GCM que agiliza o acionamento da guarda por mulheres que possuem Medida Protetiva, a Prefeitura já estuda a ampliação de parceria para que este tipo de tecnologia seja disponibilizado a gestores de unidades de ensino.

“Vamos levar a todas as nossas escolas e a iniciativa privada também pode por. O custo é baixo. Quando acionado, em uma situação de emergência, o dispositivo vai tocar direto nas polícias e essa é uma alternativa que estamos próximos de implantar”, destacou.

A intensificação de rondas policiais no entorno das escolas e o estudo já iniciado entre Educação e Segurança para avaliar quais medidas estruturais podem contribuir para a proteção das unidades fazem parte do pacote de ações. O governo liderado por Guto Volpi também anunciou a criação de comissões intersetoriais para o diálogo entre educadores das redes municipal, estadual e particular, sociedade civil – por meio de conselhos, secretarias de Saúde, de Assistência Social, e forças de segurança.

Junto às comunidades, em especial com alunos e profissionais, a escuta ativa e o acolhimento já realizados por meio do APSE serão reforçados com a contratação de mais psicólogos e assistente social. Criado em junho de 2021, o programa de Apoio Psicossocial Escolar já realizou 900 atendimentos. Em 2022, foram relatadas aos profissionais do APSE, entre outros casos, 18 situações de bullying. Somente entre fevereiro e março deste ano, já foram 30 relatos acolhidos.

Por meio da Secretaria de Educação da cidade, a Prefeitura ampliará, ainda, as ações voltadas à cultura de paz nas escolas, trabalho que envolverá os familiares dos estudantes, além de alunos e trabalhadores do setor.

Guto Volpi com Forças de Segurança

Em reunião com equipes de segurança e educação, Guto Volpi anunciou medidas para prevenção e combate à violência em escolas. Foto: Divulgação/PRP