VOLTAR
  • Cidades

Vídeo de GCM de Sto.André viraliza em rede social com denúncia de sucateamento

 Guarda diz que além de viaturas em condições precárias, ainda faltamfardas e munições; Sindserv confirma problemas e diz que não aceitará punição ao agente

  • Guardas Municipais dizem que muitos estão com o uniformes em péssimas condições e não existem outros para substituição; Prefeitura afirma que fará licitação.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 29/05/2019
  • Compartilhar:

 Guarda diz que além de viaturas em condições precárias, ainda faltamfardas e munições; Sindserv confirma problemas e diz que não aceitará punição ao agente

 

 

Um vídeo que circulou nas redes sociais nesta quarta-feira (29/05) causou muita polêmica, porque um GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André filmou viaturas em condições precárias e ainda denunciou a falta de fardas e cinturões. Ele afirmou que os agentes precisam tirar de seu próprio bolso para comprar os equipamentos.

O GCM será punido pela denúncia e o caso já foi enviado para a Corregedoria da Guarda, segundo informações do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos), porque o estatuto da Corporação não permite tal comportamento. “Não vamos aceitar a punição ao guarda, pois o que ele falou é um sentimento e indignação de toda a Corporação. Falta munição e fardamento e alguns guardas precisam trabalhar internamente porque não têm fardas. Além disso, nossos coletes vencem no ano que vem”, afirmo a GCM Junia Cristina de Oliveira. “Trabalho há 21 anos na Guarda e em todas as gestões é a mesma coisa, os mesmos problemas”, completou.

De acordo com a dirigente sindical, a Secretaria de Segurança afirmou que há licitação em andamento para alugar viaturas e comprar equipamentos e fardas. “A promessa existe, mas não sabemos quanto tempo isso vai levar”, afirmou Junia.

 

GCM

Guarda diz que precisa trabalhar com bota furada porque não existe disponível na Corporação. Foto: Divulgação

 

Um guarda municipal, que preferiu não se identificar por temer represálias, disse que faz seis meses que solicitou uma bota para trabalhar e até agora não foi providenciada. “O Nosso salário melhor nesta gestão, mas enfrentamos problemas como falta de farda e viaturas velhas. Além disso, nosso sitema de rádio  funciona muito mal há mais de uma ano e em algumas regiões não pega, colocando em risco a vida do trabalhador, caso precise chamar um apoio de emergência nesses locais”, disse o GCM.

Em nota, a Prefeitura afirmou que tem feito investimentos na Corporação ao longo desse governo. “A Prefeitura de Santo André esclarece que nunca se investiu tanto na questão da segurança pública e nos GCMs da cidade quanto nos últimos dois anos e meio. Após uma espera de 28 anos, a Guarda Civil Municipal oficializou o novo estatuto que reorganiza cargos e classes dos agentes de segurança. Com a modernização da legislação foi possível criar novas categorias salariais e perspectivas de crescimento profissional da carreira, com elevação nos ganhos que podem chegar a 70% do salário-base destes profissionais”, informou.

Ainda de acordo com a administração Paulo Serra (PSDB), 30 novos Guardas Civis Municipais passaram a integrar o efetivo da corporação e que reforçaram o efetivo e o trabalho de patrulhamento nas ruas da cidade. “Toda a corporação tem também à disposição oito novas viaturas que incrementam as ações de segurança por toda a cidade. O investimento para equipar e adquirir os carros modelo Duster foi de R$ 1,2 milhão. Novas viaturas serão adquiridas e o governo espera realizar a troca de toda a frota da corporação”, afirmou a Prefeitura.

GCM

Guardas Municipais dizem que muitos estão com o uniformes em péssimas condições e não existem outros para substituição; Prefeitura afirma que fará licitação. Foto: Divulgação

Outra observação do governo é de que uma verba da ordem de R$ 1,4 milhão será liberada para a aquisição de novos uniformes e equipamentos para toda a corporação. “A atual gestão, portanto, não mede esforços tanto para a valorização e reconhecimento destes servidores, quanto na melhoria das condições de trabalho. O fato apresentado hoje certamente não reflete o pensamento dos guardas e muito menos a realidade do dia a dia destes profissionais”, concluiu a Prefeitura.