VOLTAR
  • Economia

Vídeo: Confusão na frente do sindicato marca protesto de demitidos da Volks

Funcionários dispensados da montadora acham que entidade sindical não tem atuado para ajudar na reversão das demissões; após bate boca, sindicalistas e trabalhadores fizeram reunião

  • Demitidos fizeram protesto na frente do Sindicato dos Metalúrgicos .
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/03/2022
  • Compartilhar:

Funcionários dispensados da montadora acham que entidade sindical não tem atuado para ajudar na reversão das demissões; após bate boca, sindicalistas e trabalhadores fizeram reunião

O início do protesto de funcionários demitidos da fábrica da Volkswagen, de São Bernardo, foi marcado na manhã desta segunda-feira (21/03) por confusão e bate-boca na frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Um dos sindicalistas ficou irritado por conta das cobranças dos trabalhadores  que avaliam que a entidade sindical “pouco fez” para ajudar na reversão das demissões ocorridas nos últimos 15 dias.

“Nós viemos para conversar. Se vocês são baderneiros nós não somos”, disse um trabalhador durante o bate-boca com o sindicalista. Segundo os trabalhadores houve uma tentativa de intimidação.

Após a confusão, os demitidos foram chamados para entrar no sindicato para uma reunião que terminou por volta das 12h30. A imprensa não foi autorizada a entrar na entidade para acompanhar a conversa.

“Se fosse um representante do sindicato, já teriam parado a fábrica para reverter a demissão.  Não fizeram sequer uma nota repudiando as demissões.  Viemos aqui para cobrar uma postura do sindicato”, afirmou  Fabio Veloso Martins que trabalhava há 13 anos na empresa. “Não tinha representante do sindicato nas demissões”, lamentou.

Wellington Leandro Camilo, que trabalhava há 14 anos na empresa, também cobrou uma posição mais forte do sindicato. “Não tivemos respaldo do sindicato até agora. Falta apoio”, afirmou.

demitidos da Volks na frente do sindicato

Confusão na frente do sindicato marca protesto de demitidos da Volks. Foto: Gislayne Jacinto

O sindicato afirmou por meio de sua assessoria que está atuando no caso e que vai ouviu os trabalhadores.

De acordo o sindicato, foram demitidos 83 trabalhadores. “A empresa alega absenteísmo e que não estariam cobertos pelo acordo por isso. O Sindicato não concorda com essa posição da empresa e está acompanhando caso a caso desde o início dos desligamentos. O sindicato tem discutido os casos com a empresa para reverter a situação”.

Amanda Parreira, representante do Escritório de Advocacia Clayton Casal, e que defende alguns funcionários demitidos, afirmou que é fundamental o sindicato se empenhar nessas negociações. “É importante o sindicato apoiar os demitidos para garantir o direito dos trabalhadores que tinham garantia de emprego e essa cláusula foi violada. Ele terão de ser reintegrados”, disse.

Funcionários dispensados da montadora acham que entidade sindical não tem atuado para ajudar na reversão das demissões.

Reunião

O Sindicato prometeu aos funcionários demitidos que vai agir para tentar reverter a demissão e que dará uma resposta aos dispensados até sexta-feira (25/03).

“Queremos que durante essa negociação nosso convênio médico seja mantido, pois tem filho de trabalhador que está em tratamento médico. Infelizmente, o sindicato só agiu porque viemos aqui pressionar. Ficamos 15 dias a ver navios”, afirmou Rodrigo Barnabé, que foi dispensado da montadora depois de trabalhar no local por 17 anos.

Nelson Ferreira estava há 12 anos na Volks e também não concorda com a forma com que aconteceu as dispensas. “Temos um acordo coletivo desde maio de 2012. Desde então, não temos aumento salarial. Agora que ia ter dissídio nos demitiram”, afirmou.

Jefferson Silva disse que os trabalhadores vão aguardar o posicionamento do sindicato. “Eu tive um acidente de trabalho recente e não poderiam ter me demitido. Isso contra a lei. Eu estava em um período de estabilidade”, contou o trabalhador que estava na Volkswagen há 12 anos.

reunião no sindicato

Após bate boca, sindicalistas e trabalhadores estão em reunião

Sindicato

O Sindicato disse ter criado um grupo no WhatsApp para se comunicar com o grupo e até sexta-feira dará uma nova posição . “A direção do Sindicato tirou como encaminhamento juntamente com os trabalhadores que estavam presentes na manifestação desta segunda-feira (21), que enquanto seguem com as negociações com a montadora informará todos os passos da negociação, por meio de um grupo de WhatsApp e até a próxima sexta-feira os trabalhadores devem receber novas informações sobre os casos”, informou.

funcionários demitidos da Volkswagen

Após reunião no Sindicato, trabalhadores aguardam resposta sobre reintegração até sexta-feira. Foto: Gislayne Jacinto