VOLTAR
  • Cidades
  • Diadema

Vazamento de gás em escola municipal preocupa pais de Diadema

Responsáveis temem por despreparo da direção ao pedir socorro à Secretaria de Educação ao invés de chamar os bombeiros; Prefeitura nega

  • Vazamento de gás em escola municipal Trivinho nesta terça preocupou pais de Diadema.
    Foto: Reprodução
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 26/03/2024
  • Compartilhar:

Responsáveis temem por despreparo da direção ao pedir socorro à Secretaria de Educação ao invés de chamar os bombeiros; Prefeitura nega

escola Trivinho

Vazamento de gás em escola municipal Trivinho nesta terça preocupou pais de Diadema. Foto: Reprodução

Os pais e alunos da escola municipal de educação básica Francisco Daniel Trivinho, de Diadema, tiveram uma surpresa nada agradável na manhã desta terça-feira (26/03): um vazamento de gás que se iniciou na noite anterior e persistiu até a manhã deixou um cheiro forte que fez alguns pais desistirem de deixar suas crianças para o dia de estudos. Os alunos que chegaram de transporte entraram na escola e os responsáveis afirmam não terem recebido nenhum comunicado oficial da direção.

“Fui levar minha filha na escola e chegando lá me deparei com algumas mães voltando alegando que não teria aula por conta de um vazamento de gás durante a noite. O problema foi que eles solicitaram na secretaria de Educação que alguém viesse socorrer, mas não ligaram para os bombeiros. Quem ligou foi um pai que ficou revoltado com essa postura da escola de não ligar para um órgão competente”, disse uma mãe que preferiu não se identificar.

Os pais informaram à reportagem que um professor foi chamado para resolver o problema na escola. A Prefeitura nega. Um vídeo enviado ao ABCD Jornal mostra dois funcionários no local do vazamento.

Veja vídeo:

De acordo outra mãe, os bombeiros afirmaram aos pais presentes no local que houve um risco muito grande de explosão. “Isso foi uma imprudência por parte das pessoas que tomam conta da diretoria, dos supervisores escolares, de não solicitarem a retirada de todas as crianças e de não comunicarem os pais das crianças que vão de perua, porque simplesmente os perueiros deixam as crianças na escola e vão embora. É algo grave que nos deixa com muito medo. O temor é de mandar as crianças, acontecer algo mais grave e as pessoas responsáveis não saberem como agir”.

Funcionários da escola informaram que não é a primeira vez que o vazamento acontece e que o prédio é velho, além de ter vários pontos de mofo e goteiras quando chove.

“Muitos pais reclamam da precariedade da estrutura escolar, tem lugares onde o piso está afundando e com vazamentos gravíssimos ao ponto de chover dentro das salas de aula. Muitas coisas nessa escola são bem precárias”, completou a mãe, que afirma também não saber se haverá aula amanhã (quarta-feira), além de temer pela segurança da filha.

Por meio de nota, a Prefeitura informou que a Secretaria de Educação soube através da direção da escola, na manhã desta terça, de um possível vazamento de gás na unidade, detectado pela equipe de limpeza e zeladoria por volta das 6h, ao abrir a escola.

“Imediatamente os funcionários fecharam a entrada de gás e avisaram a direção escolar, que prontamente acionou todos os setores competentes da Secretaria. As aulas do período da manhã foram suspensas, com aviso no grupo de whatsapp oficial da escola aos responsáveis e os estudantes que utilizam transporte escolar foram acomodados na quadra, sob supervisão dos professores, para aguardar a chegada dos responsáveis.”

Ainda de acordo com a nota, uma equipe de manutenção da Secretaria e o Corpo de Bombeiros fizeram todos os procedimentos e verificações necessários e, por volta das 8h50, a escola foi liberada para as aulas normalmente.

“Não procede a informação de que o funcionário citado é professor – ele integra o quadro de servidores do Departamento de Manutenção. Reiteramos que todas as medidas cabíveis foram tomadas pela direção escolar e pela Secretaria de Educação, não colocando os estudantes em risco em momento algum. Segundo o Corpo de Bombeiros, todas as providências adotadas pela direção escolar foram corretas”, finaliza a nota.