VOLTAR
  • Cidades

Vazamento de ácido sulfúrico causa queimaduras em 4 pessoas em Diadema

Incidente aconteceu nas proximidades na Comunidade Naval; Quatro galões, contendo 100 litros cada, caíram de um caminhão

  • Incidente aconteceu nas proximidades na Comunidade Naval; Quatro galões, contendo 100 litros cada, caíram de um caminhão.
    Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/04/2021
  • Compartilhar:

Incidente aconteceu nas proximidades na Comunidade Naval; Quatro galões, contendo 100 litros cada, caíram de um caminhão

 

Incidente aconteceu nas proximidades na Comunidade Naval; Quatro galões, contendo 100 litros cada, caíram de um caminhão. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O vazamento de ácido de galões que caíras de um caminhão deixou quatro pessoas feridas na Vila Idealópolis, nas proximidades da comunidade Naval e  mobilizou equipes de diversas secretarias da Prefeitura, além do Corpo de Bombeiros para realizar o atendimento da ocorrência no local, onde funciona uma reciclagem que desde setembro de 2019 era administrado de maneira independente no formato de autogestão.

Conforme informado pela Secretaria de Saúde, a ocorrência foi recebida pelo SAMU às 13h52, pedido de apoio do COBOM (Corpo de Bombeiros) por “queimadura por piche em várias pessoas”. Foi encaminhada uma ambulância de suporte avançado de vida, que iniciou os atendimentos junto ao COBOM. No local, foi detectado não se tratar de piche, mas sim ácido sulfúrico.

Foram atendidas quatro vítimas. Uma mulher de 54 anos, com queimadura em globo ocular esquerdo, membros superiores e pescoço, levada ao Hospital Municipal de Diadema (HMD) pela equipe de Suporte Avançado de Vida; um homem de 46 anos, com queimadura em coxa esquerda e glúteos, também levado ao HMD pela equipe de Suporte Avançado de Vida; um homem com queimadura em braço e tronco, levado pelo COBOM para serviço particular na cidade de São Bernardo do Campo; e uma criança, levada para UPA em São Bernardo por meios próprios antes da chegada das equipes de resgate.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender essa ocorrência nesta quarta-feira  envolvendo transporte de ácido sulfúrico. Quatro galões, contendo 100 litros cada, caíram de um caminhão. Quatro pessoas foram socorridas. Os bombeiros continuam no local até a chegada Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Prefeitura tenta transformar espaço em ecoponto

Sobre o local de onde teria vazado o ácido sulfúrico, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, vem realizando estudos para retomar a administração do espaço desde o início do ano. O objetivo é transformar em um ecoponto municipal.

“Atualmente, o lado externo do equipamento está sendo ponto de descarte de entulho e bagulho, trazendo transtorno à vizinhança local. Assim, a Secretaria de Meio Ambiente da PMD vem com proposta de reforma do equipamento com a ocupação de uma das baias com duas caçambas de acesso externo e com intervenções paisagísticas, proposta esta já aceita pelas famílias”, detalhou relatório apresentado pela SMA no dia 5 de março.

No documento, a pasta também deixa clara a sua intenção de assumir a gestão nos mesmos moldes dos demais ecopontos disponíveis na cidade. O objetivo é que o espaço, integrado ao patrimônio do Departamento de Limpeza Urbana, sirva a todos os moradores da região, garantindo o controle e o correto manejo de materiais.

Essa decisão, no entanto, ainda depende de novas reuniões com as famílias que hoje administram o local.

Desde 17 de setembro de 2019, o local foi liberado, mesmo com obra inacabada, para ser posto de reciclagem de autogestão – administrado por 8 famílias moradoras da comunidade conhecida como Naval.