VOLTAR
  • Cidades

Tragédia em Mauá: 5 soterrados e 4 crianças mortas após deslizamentos

Corpo de Bombeiros resgatou os corpos e ainda atua neste domingo nos locais dos deslizamentos

  • Miguel e Maria Luiza morreram soterradas em Mauá.
    Foto: reprodução/redes Soaciais
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/02/2019
  • Compartilhar:

 Corpo de Bombeiros resgatou os corpos e ainda atua neste domingo nos locais dos deslizamentos

 

soterrados

Duas crianças, Miguel, de 8 anos, e Maria Luiza, de 11 mees, morreram soterradas em Mauá. Foto: Reprodução/Redes Sociais

As chuvas que caíram neste fim de semana provocaram 13 deslizamentos, cinco desabamentos, três pessoas ficaram feridas e quatro crianças morreram após serem soterradas com a queda de casas em áreas de risco, sendo duas no Jardim Zaíra 6 outras duas no Jardim Zaíra 4 (uma menina de 11 anos e um garoto de 4 anos).

No caso do Jardim Zaíra 6, uma criança tinha sete anos (Miguel) e o bebê tinha 11 meses (Maria Luiza). Onze viaturas do Corpo de Bombeiros foram ao local e 20 homens atuaram para resgatar os corpos.A morte das crianças causou grande comoção em Mauá e são várias as  postagens nas redes sociais lamentando a tragédia.

Uma mulher, identificada como Talita dos Santos Silva, de 35 anos de idade, é a mãe das crianças, foi levada Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ao Hospital Radamés Nardini. Ela foi submetida a um procedimento cirúrgico.

Um outro soterramento ocorreu na altura do número 1.813 da Avenida Cidade de Mauá, onde dois homens foram resgatados com vítima pelos bombeiros, sendo que um teve fratura exposta no braço e, o outro, fratura exposta na perna. Ambos foram socorridos e levados ao Hospital Nardini.

 

soterrados

Bombeiros atuaram a madrugada deste domingo para encontrar corpos. Foto: Divulgação

 

Nota Oficial

A Prefeitura emitiu nota oficial sobre o episódio. Leia a íntegra:

A Prefeitura de Mauá comunica que desde a noite deste sábado (16/2) providenciou toda a assistência aos moradores que estão desabrigados e presta socorro às vítimas que sofreram com os deslizamentos ocorridos no município.

A Secretaria de Saúde encaminhou as vítimas ao Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e disponibilizou carros e motoristas de acordo com a demanda. Além disso, a equipe hospitalar e a equipe da rede de urgência estão em estado de alerta, bem como os representantes da atenção básica de saúde.

Todas as famílias que foram de alguma forma atingidas pelos deslizamentos estão sendo atendidas pela Secretaria de Promoção Social, que já realizou o cadastramento das pessoas desabrigadas, e a Secretaria de Segurança Alimentar providenciou alimentação a elas.

A Secretaria de Esporte disponibilizou o Ginásio da Vila São João, que possui cerca de 500 m², para abrigar as famílias desalojadas.

Já a Secretaria de Educação, informou que duas escolas sofreram com as fortes chuvas e tiveram problemas de alagamento e destelhamento. Por este motivo, a Escola Municipal Jonathan Gomes de Lima Pitondo (Pernalonga), da Vila Maringá, realizou um novo contrato emergencial para que as aulas sejam realizadas em um local da Av. Barão de Mauá. A Escola Municipal Geovane Oliveira Lacerda Costa, no Parque das Américas, transferiu suas aulas para o Fiec (Fábrica Integrada Educacional e Cultural) e iniciarão as aulas na próxima quarta-feira (20/2).

Estamos trabalhando incansavelmente para minimizar os acontecimentos que trouxeram transtorno e tristeza às famílias.”