VOLTAR
  • Política

Thiago Auricchio pede inclusão do Grande ABC na Fase 2 do Plano SP

Deputado estadual acredita que foi uma medida equivocada do Estado em separar a Capital da Região Metropolitana, principalmente do ABCD

  • Thiago Auricchio pede inclusão do Grande ABC na Fase 2 do Plano São Paulo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/05/2020
  • Compartilhar:

Deputado estadual acredita que foi uma medida equivocada do Estado em separar a Capital da Região Metropolitana, principalmente do ABCD

Thiago Auricchio pede inclusão do Grande ABC na Fase 2 do Plano São Paulo. Foto: Divulgação

 

O deputado estadual Thiago Auricchio (PL), coordenador da Frente Parlamentar do Grande ABC, protocolou nesta quinta-feira (28), ofício ao Governo do Estado solicitando a inclusão da região na Fase 2 (etapa laranja) do Plano São Paulo de retomada econômica. Medidas de flexibilização de atividades não essenciais foram divulgadas na última quarta-feira pelo governador João Doria.

“Recebi o plano com muita indignação, acredito que foi uma medida equivocada do Estado em separar a Capital da Região Metropolitana, principalmente do Grande ABC. Não é possível São Paulo falar em lockdown em uma semana e na seguinte estar na Fase 2. Nossos indicadores são mais favoráveis que São Paulo. Se São Paulo pode estar na Fase 2, eu defendo também que a nossa região possa estar”, explica o deputado estadual.

Dados informados pelas sete cidades apontam que o Grande ABC tem uma taxa de ocupação de leitos UTI-Covid de 68%, enquanto São Paulo registra 92%. Além desse indicador, outros dois números chamam atenção. A região tem 210,10 casos por 100 mil habitantes (388,13 São Paulo) e 18,47 de mortes por 100 mil habitantes (30,13 São Paulo).

“Outras questões importantes que reforçam a nossa solicitação são os critérios técnicos e o embasamento na medicina. A região está mais que preparada para receber o mesmo tratamento que São Paulo. O Governo do Estado precisa tratar o Grande ABC de forma isolada, assim como foi feito na Capital”, pontua Thiago Auricchio.

A etapa laranja, que no momento abrange São Paulo e outras dez regiões do Interior e Litoral Norte, prevê a retomada com restrições do comércio de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias.

“Esse pleito é importante para que a gente possa iniciar a retomada com cuidado do comércio e da atividade econômica do Grande ABC. Fiz essa solicitação ao Estado e acredito na sensibilidade do governador com esse tema”, conclui o deputado estadual.