VOLTAR
  • Política

Thiago Auricchio pede cassação de Arthur do Val na CPI da Mulher

Parlamentar que fez falas lamentáveis contra as mulheres ucranianas tem até a próxima quinta-feira para apresentar sua defesa

  • Thiago Auricchio pede cassação de Arthur do Val na CPI da Mulher.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/03/2022
  • Compartilhar:

Parlamentar que fez falas lamentáveis contra as mulheres ucranianas tem até a próxima quinta-feira para apresentar sua defesa

deputado thiago auricchio

Thiago Auricchio pede cassação de Arthur do Val na CPI da Mulher. Foto: Divulgação

Autor do Código Paulista de Defesa da Mulher, o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) apresentou, em seu relatório final da CPI da Mulher, pedido de cassação do deputado Arthur do Val, por sua fala sexista em relação às mulheres ucranianas. Em viagem à Ucrânia, ele disse que as mulheres daquele País “são fáceis porque são pobres”.

“A atitude do Arthur do Val é inadmissível e não condiz com a postura que a população espera de um parlamentar eleito para representar e defender os seus anseios. Diariamente buscamos construir uma sociedade mais igualitária, sem preconceitos e que combata a violência. Dessa forma, não podemos ser condizentes com essa atitude. Fiz questão de apresentar essa recomendação para reforçar o pedido que já está em tramitação”, pontua Thiago Auricchio.

Anteriormente, ele já havia assinado a representação protocolada na Alesp que pedia a cassação de Arthur do Val. O parlamentar tem até a próxima quinta-feira para apresentar sua defesa.

O relatório elaborado por Thiago Auricchio ainda prevê uma série de ações a serem adotadas pelo Poder Público na construção de uma sociedade melhor para as mulheres.

Entre os pontos estão: aumento do número de Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) e ampliação de unidades que funcionem 24 horas por dia; a regulamentação da lei que concede prioridade para vítimas de violência doméstica no IML; a adoção de providências para publicização do Código Paulista de Defesa da Mulher em equipamentos públicos; prioridade para matricular seus dependentes em unidades de ensino próximas a sua residência; ampliação de recursos para às políticas públicas de enfrentamento da violência contra a mulher; e a apuração rigorosa de todas as condutas de servidores e agentes públicos que tenham praticado discriminação contra mulheres, dentre outras medidas.

“É um relatório robusto que foi abastecido por tudo que a CPI apurou em suas oitivas. Um trabalho que visa garantir às mulheres o acesso pleno aos seus direitos. Agora, vamos atuar junto aos demais deputados da comissão para aprovar esse relatório. Tenho convicção que será uma importante ferramenta na efetivação de um futuro melhor às mulheres”, destaca Thiago Auricchio.

O relator ainda pede que o documento seja encaminhado para o Governo do Estado, ao Ministério Público, à Procuradoria-Geral do Estado, ao Tribunal de Justiça de São Paulo, à Defensoria Pública, ao Ministério Público de Contas do Estado, ao Tribunal de Contas, à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal e à Presidência da República.

“A luta pelas mulheres não é única e nem exclusiva. É uma missão de todos nós, principalmente daqueles que ocupam cargos públicos. A ideia foi a de encaminhar recomendações à esses órgãos para compartilhar um pouco do que apuramos, contribuindo com esse debate em nível nacional”, explica o relator da CPI.

O relatório de Thiago Auricchio será analisado e possivelmente votado nesta segunda-feira (14/03).