VOLTAR
  • Cidades
  • Santo André

Terceirizada da Sabesp perfura cano e provoca vazamento de gás em Sto.André

Rua da Fonte, no bairro Bela Vista, foi interditada e prédio teve de ser evacuado; força-tarefa contém acidente em 1h30

  • Terceirizada da Sabesp perfura cano e provoca vazamento de gás em Sto.André.
    Foto: Juliana Finardi
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 16/01/2024
  • Compartilhar:

Rua da Fonte, no bairro Bela Vista, foi interditada e prédio teve de ser evacuado; força-tarefa contém acidente em 1h30

Um vazamento de gás assustou os moradores do bairro Bela Vista, em Santo André, na manhã desta terça-feira (16/01). A ocorrência, que contou com a ação conjunta do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Departamento de Trânsito da cidade, foi resolvida rapidamente, em cerca de 1h30, graças à força-tarefa que se formou no local e entorno.

O problema foi provocado pela empresa Alphageos, contratada pela Sabesp para a realização de um estudo de solo na rua da Fonte. O trabalho da terceirizada sempre precede o da concessionária que, no caso específico do local, irá substituir uma rede antiga de água e esgoto e precisava do estudo para certificar-se de que o subsolo “suporta” a nova tubulação.

A perfuração da empresa, porém, acertou exatamente um dos canos por onde passa o gás (Comgás) que abastece os prédios e residências do bairro. Nenhum dos funcionários da Alphageos presentes no local do acidente quis conceder entrevista à reportagem do ABCD Jornal.

O síndico do edifício Valle Sant’Ivo (que fica no número 51 da rua da Fonte, quase em frente ao vazamento do gás), Paulo Coelho, disse que o prédio foi evacuado por recomendação da Defesa Civil. Os cerca de 50 moradores do prédio foram informados através do grupo de whatsapp do condomínio e aos poucos foram deixando suas casas. Durante o trabalho de contenção do vazamento, o prédio permaneceu vazio.

Coelho disse que estava trabalhando no momento em que recebeu a informação do ocorrido. Ele trabalha no Departamento de Trânsito da cidade e chegou rapidamente ao local. Apesar do barulho alto que permaneceu durante mais de uma hora e do cheiro forte de gás que se espalhou por várias ruas do bairro, ele disse que não chegou a temer que algo mais grave pudesse acontecer.

“Já estamos acostumados. Não é a primeira vez que acontece esse tipo de ocorrência. Em outras vezes, a Sabesp já perfurou locais onde passa o gás encanado”, disse.

funcionários congás

Terceirizada da Sabesp perfura cano e provoca vazamento de gás em Sto.André. Foto: Juliana Finardi

Como foi resolvido

De acordo com o Corpo de Bombeiros, para resolver o problema era necessário que fossem fechadas três válvulas que abasteciam a linha daquela rede de gás. Uma delas ficava na própria rua da Fonte, outra na rua Antônio Bastos e a terceira, na rua José Operário.

Foi o fechamento dessa terceira que “atrasou” o trabalho da equipe no local. É que um carro estacionado bem em cima da tampa (é como uma tampa de bueiro no meio da rua) impedia o acesso da Defesa Civil à válvula. Como não conseguiram encontrar o proprietário do veículo, o arrastaram à frente, puderam alcançar a última válvula e interromper completamente a linha do vazamento. O barulho cessou exatamente às 10h37.

Rua da Fonte, no bairro Bela Vista, foi interditada e prédio teve de ser evacuado; força-tarefa contém acidente em 1h30. Foto: Juliana Finardi

Precauções

Um dos agentes da Defesa Civil no local, André Feitoza, disse que durante o vazamento o conselho foi que as pessoas se mantivessem afastadas do local (por isso uma parte da rua da Fonte foi interditada pelo Departamento de Trânsito: pedestres e motoristas ficaram impedidos de transitar pelo local), não usassem celular e também que não fumassem. O perigo era de uma explosão.

Caso a ocorrência tivesse acontecido em um local fechado, também haveria o risco de intoxicação, porém como ventava bastante e se tratava de um ambiente aberto, o risco foi diminuído.

A Defesa Civil também informou que em casos como estes as recomendações são: evitar ligações de celulares, evacuar os prédios próximos, desligar os aparelhos eletrônicos nas casas e manter os veículos estacionados no local onde estão porque a ignição pode provocar uma explosão. No caso do incidente da rua da Fonte, acionada informalmente, a Defesa Civil foi a primeira a chegar no local.

No final da manhã, os moradores do prédio evacuado já foram autorizados a retornarem às suas casas em segurança. Nenhuma das autoridades presentes ao local soube informar se a empresa Alphageos seria multada pelo ocorrido.

Antes de qualquer obra com perfuração, é necessário que se faça uma sondagem do solo para evitar acidentes.

Corpo de Bombeiros e defesa Civil

Corpo de Bombeiros e defesa Civil foram acionados. Foto: Juliana Finardi