Tarcísio inaugura a sétima Praça da Cidadania do Estado em Mauá
Espaço dedicado à inclusão social e geração de renda para pessoas em vulnerabilidade no ABC conta com Escola de Qualificação Profissional com capacidade para atender gratuitamente 150 pessoas por mês
Espaço dedicado à inclusão social e geração de renda para pessoas em vulnerabilidade no ABC conta com Escola de Qualificação Profissional com capacidade para atender gratuitamente 150 pessoas por mês
O governador Tarcísio de Freitas inaugurou nesta quinta-feira (19) uma unidade da Praça da Cidadania em Mauá, no ABC. O espaço, que oferece inclusão social, capacitação e geração de renda para pessoas em vulnerabilidade, conta com uma Escola de Qualificação Profissional com diversos cursos gratuitos e capacidade para atender 150 pessoas por mês. Com a entrega da nova Praça, que também conta com áreas para convivência e práticas esportivas, o Estado passa a manter sete equipamentos em operação.
A cerimônia de entrega da Praça da Cidadania contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, com o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Adriano Eli Correa, com o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, além de parlamentares, autoridades locais e representantes da comunidade do Jardim Éden, onde a Praça foi instalada.
“Entregamos aqui um espaço de esporte, lazer e convivência, além das escolas de capacitação, que representam a oportunidade de identificação de talentos em diferentes áreas, como moda, gastronomia, arte e informática. São chances para empreender e criar seus próprios caminhos. Mauá pode contar com o Governo de São Paulo”, disse o governador.
Localizada na Rua João Batista de Lima, a Praça da Cidadania de Mauá ocupa uma área de 6 mil m² e é equipada com quadras poliesportiva e de futebol society, pista de skate, academia ao ar livre, parquinho infantil, área de jogos, pista de caminhada e um jardim de chuva, recebeu investimentos de R$ 5,9 milhões viabilizados pelo Fundo Social de São Paulo e por parcerias firmadas com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) e com a prefeitura de Mauá.
“Nosso compromisso é fortalecer o desenvolvimento social, motivar e oferecer oportunidades para que as pessoas possam transformar suas vidas através dos cursos que são oferecidos pelo Programa de Qualificação das Praças da Cidadania”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas.
A Escola de Qualificação Profissional que passa a funcionar no local tem 386 m² de área construída em dois blocos, e possui salas para cursos de gastronomia, beleza e bem-estar, moda e arte, informática, além de espaços para serviços ao cidadão e duas salas multiuso.
O prédio conta também com administração, copa, lavanderia, sala de esterilização, depósito, almoxarifado e quatro sanitários, dois deles adaptados para pessoas com deficiência. Além disso, o espaço também abriga horta e um canteiro de obras dedicado ao curso de construção civil.
Para promover práticas sustentáveis e minimizar impactos ambientais, o espaço foi projetado com soluções como iluminação em LED, pisos permeáveis e jardins de chuva, que contribuem para a retenção e infiltração da água da chuva. O sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva também reforçam o compromisso com a preservação ambiental e a sustentabilidade.
Praça da Cidadania
Além da nova Praça, em Mauá, atualmente o programa atende os municípios de Guarulhos, Osasco e Itapevi, todos na Grande São Paulo, além de duas unidades na capital – nas comunidades de Paraisópolis e Vila da Paz – e uma em Hortolândia, no interior do estado.