VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Sto.André terá no Theatro Carlos Gomes forró, contos juninos e Festival Multicultural

Equipamento cultural de Santo André entra em ritmo de festa junina com programação gratuita das 10h às 19h

  • Santo André terá no Cine Theatro Carlos Gomes neste sábado forró, contos juninos e Festival Multicultural.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 07/06/2023
  • Compartilhar:

Equipamento cultural de Santo André entra em ritmo de festa junina com programação gratuita das 10h às 19h

Artistas tocando em shows

Santo André terá no Cine Theatro Carlos Gomes neste sábado forró, contos juninos e Festival Multicultural. Foto: Divulgação

O clima das festas juninas chegará ao Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, neste sábado (10/06), com o evento ‘Arrumadinho do Carlos Gomes’. A programação diversificada terá início às 10h, com a apresentação de causos e contos juninos com o grupo Tricotando Palavras. Durante todo o dia o público poderá conferir a edição especial junina do Festival Multicultural, que reunirá empreendedores da economia criativa da cidade.

A programação terá ainda o espetáculo de teatro mamulengo ‘As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha’, com o Coletivo Fanfarrosas (11h), aula aberta de forró com Araci Santos (14h) e mais uma edição do ‘Cada um Belisca um Pouco’, destinado aos amantes do forró pé de serra no mesmo horário. E a banda ‘Forró da Macaxeira’ encerra a programação às 18h. Indicação: livre. Grátis.

Durante todo o dia, das 10h às 20h, a edição especial junina do Festival Multicultural reunirá os empreendedores criativos e produtores locais dos mais variados segmentos da economia da cultura da cidade, que agradarão diversos estilos e paladares. Entre os expositores presentes, brechós, vestuário, artes plásticas, discos de vinil, decoração, além de produtos de cambuci e comidas e bebidas. Durante a programação serão realizadas rodadas de bingo gratuito.

Às 10h, a atração serão os causos e contos juninos com o grupo Tricotando Palavras. Com muito humor, emoção e música, o grupo leva o público a uma viagem pelo sertão nordestino, onde são narrados causos e lendas. Entre as histórias estão a história do Bumba Meu Boi, festejo que é comemorado em junho, marcando o ciclo junino, além de causos engraçados que fazem parte da cultura tradicional brasileira.

O Coletivo Fanfarrosas apresentará o espetáculo de teatro mamulengo ‘As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dinhinha’, às 11h. O enredo traz situações e causos da sociedade, dando protagonismo a figuras populares e distintas do cotidiano. Benedite, vendedora ambulante, Rosquelina e seu boi fujão, Padre Lobrobró e a cobra Gitirana formam um grupo que só arruma confusão. Uma grande festa, cheia de encantaria, brincadeiras e memórias, que mescla as culturas nordestina e paulista.

Forró

O forró dará o tom do evento a partir das 14h, com a aula aberta com Araci Santos para quem já dança e para quem nunca dançou. Um forró dançado em condução compartilhada, no qual todo mundo pode conduzir e ser conduzido, independente de gênero.

Também às 14h o público poderá aproveitar a edição especial do ‘Cada um Belisca um Pouco’, projeto criado por Tércio Emo Gomes que reúne DJs, dançarinos e amantes do forró pé de serra, no qual os participantes trocam experiências e dançam ao som da discotecagem de um DJ convidado ou DJ do projeto, onde cada um apresenta sua playlist e um repertório musical de bandas que estão no circuito e achados da música popular brasileira.

E a banda Forró da Macaxeira encerra a programação a partir das 18h apresentando mulheres em cena que tocam e cantam a cultura nordestina, com um repertório animado de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros artistas, passando pelo xote, baião, forró arrasta pé, maracatu e coco.

Casal dançando forró

O forró dará o tom do evento a partir das 14h, com a aula aberta com Araci Santos para quem já dança e para quem nunca dançou. Foto: Divulgação

Serviço:

Arrumadinho do Carlos Gomes – evento especial de festejos juninos
Data: 10/6/23 (sábado), das 10h às 19h
Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro
Festival Multicultural com participação dos empreendedores criativos e produtores locais, espetáculo de teatro mamulengo, causos e contos juninos, aula aberta de dança, ‘Cada um Belisca um Pouco’ (forró pé de serra) e show com a banda ‘Forró da Macaxeira’

10h às 19h – Festival Multicultural
10h – Causos e Contos juninos com o grupo Tricotando Palavras
11h – Espetáculo de teatro mamulengo ‘As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dinhinha’, com o Coletivo Fanfarrosas
14h – Aula aberta de forró com Araci Santos
14h às 18h – ‘Cada um Belisca um Pouco’, encontro de DJs de forró
18h – Show com a banda ‘Forró da Macaxeira’