Sto.André recebe 19ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ neste domingo
Após dois anos online em razão da pandemia, evento vai percorrer ruas da cidade e terminará com show
Após dois anos online em razão da pandemia, evento vai percorrer ruas da cidade e terminará com show
Um tradicional evento do calendário andreense está de volta ao formato presencial para alegrar, colorir e dar voz: acontece neste domingo (25), a partir do meio-dia, a 19ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Santo André. Depois de duas edições online em virtude da pandemia da Covid-19, o desfile regressa com seus trios elétricos, performances e show.
Nesta edição, os organizadores decidiram pelo tema “Esperança: Rir é um ato de resistência” e vão homenagear a pioneira drag queen Miss Biá e o ator Paulo Gustavo, que morreram vítimas do novo coronavírus. “A pandemia nos deixou um triste legado de individualidade, mas com nossa força o tema vem quebrar este paradigma, pois rir é um ato de resistência. Então é preciso sair às ruas para a Parada”, salienta Marcelo Gil, presidente da ONG ABCD’s, que realiza o evento.
“Passamos por momentos de isolamento, de individualidade. A Parada agora resgata viver em coletivo, respirar cidadania e direitos humanos. Neste momento a gente traz uma grande reflexão sobre a importância da vacina e a lembrança de pessoas que perderam a vida pela falta da vacina”, completa o organizador.
Marcelo Gil exalta ainda a maneira como a gestão andreense vem lidando e promovendo ações voltadas ao público LGBTQIA+. “Nesses dois anos de pandemia houve grande crescimento e surgimento de políticas públicas em Santo André. Está em andamento a instauração, nos próximos meses, do Conselho Municipal LGBTQIA+ de Santo André, está em funcionamento o ambulatório trans, os Cras estão com atendimento direcionado com ênfase na população trans, os Caps estão com atendimento e grupos de trabalho com a população trans. Santo André está avançando muito nessa área. E a Parada vem com esse ressalto.”
Estão confirmadas as presenças dos gogo dancers Marcelo Viana, Lucas Alves e Marlon Salles, do trio elétrico da Salete Campari (madrinha oficial), apresentações de diversos DJs, entre eles Higor Moura, PC Guimarães, Aline Bonno, Rodrigo Motta, Caio, Itamar Mendes, Leotrox, Sidnei Oliveira, Luchesi e Andhy S., participação especial de Juju Bonita, e os shows de Mirella Mack e Leona Top Flour. Márcia Pantera e Victoria Principal ainda serão, respectivamente, rainha oficial e rainha da edição 2022. A apresentação fica por conta de Jana Castro e Drag Tiffany.
A concentração e ponto de partida da 19ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Santo André será na esquina da Avenida Dom Pedro II com a Rua Catequese. De lá, trios elétricos e participantes seguem até a Rua das Caneleiras, viram à direita em direção à Avenida Industrial, a qual acessam posteriormente e pela qual se deslocarão até a Rua Padre Vieira, onde haverá show bem ao lado do Parque Celso Daniel. Conforme a Parada evoluir, o trânsito das vias será momentaneamente interrompido.
A Prefeitura de Santo André é apoiadora institucional do evento.
Serviço:
19ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Santo André
Data: 25/9/22 (domingo)
Horário: a partir do meio-dia
Ponto de concentração: Avenida Dom Pedro II x Rua Catequese