Sistema do Itaú tem pane e apresenta problemas nos saques e depósitos
Aplicativo do banco também apresentou instabilidade durante esta quinta-feira
Aplicativo do banco também apresentou instabilidade durante esta quinta-feira
Nesta quinta-feira (03/02) muitos clientes do Banco Itaú relataram problemas com os saques e depósitos. Além disso, muitos deles informaram que não conseguiram ter acesso ao site e nem mesmo ao aplicativo da instituição financeira.
Enquanto alguns clientes reclamavam de saques que não foram sem identificação, outros relataram a entrada de dinheiro sem especificações. E ainda algumas pessoas disseram ter o retorno de dinheiro que já havia sido gasto com o pagamento de contas.
Durante a tarde, correntistas relataram ter tido dificuldade para acessar as plataformas do Itaú, tanto nas versões do aplicativo para smartphone quanto no computador quanto e também no site da instituição financeira.
Segundo o Itaú, a crise no sistema teria sido causada por um problema com o processamento de dados que gerou o reprocessamento dos mesmos. Ainda acrescentou a instituição financeira que o problema não tem absolutamente nenhuma interferência externa, ou seja, o banco não sofreu nenhum tipo de ataque.
Comentários dos internautas nas redes sociais
A pane no sistema do banco foi motivo de piada e criação de memes nas redes sociais.
Veja alguns dos Posts nas redes
- “Paguei a fatura do meu cartão pelo Itaú ontem e acordei com o dinheiro na conta de novo e a fatura tá paga”.
- “Gastei dinheiro ontem, abro minha conta do Itaú hoje e é como se eu não tivesse gastado nada e ainda apareceu R$55 do além Que maravilha seria se o mundo fosse assim né hahahahaha..”.
- “deixa o dinheiro na minha conta pf”.
- “acordei com 500 reais a mais na conta e agr soube que foi um bug do Itaú, pobre não tem um minuto de paz”.
Em comunicado enviado à imprensa no início da noite, o banco informou que alguns clientes enfrentam instabilidade. Isso porque o sistema está sendo restabelecido de forma gradual. “O acesso via canais digitais está sendo liberado gradativamente”, explicou a instituição.
Por meio da rede social Twitter, o Itaú informou que os horários para movimentações bancárias foram estendidos. As transferências eletrônicas diretas (TED) puderam ser feitas até as 18h15. As operações via Pix foram estendidas até a 0h, com a manutenção dos limites em vigor no horário diurno. Os boletos poderão ser pagos até as 20h30.
“O Itaú Unibanco informa que está atuando intensamente para solucionar a inconsistência de informações verificada no extrato e saldo das contas correntes de parte de seus clientes nesta quinta-feira (3). A origem do problema está relacionada com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes. Portanto, a causa não tem relação com quaisquer eventos externos. O banco lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível”, destacou o comunicado.
De acordo com o Banco Central, o conglomerado do banco Itaú tem 90,3 milhões de clientes. O número reúne as operações de leasing, de cartões, de crédito consignado e outros tipos de operações. Se levado em conta apenas o banco, são cerca de 56 milhões de correntistas, segundo o relatório mais recente da instituição financeira, de 2020.