VOLTAR
  • Política
  • Santo André

Sindserv Santo André emite nota sobre protesto no Congresso de Educação

Educadores levaram cartazes ao evento e apontam problemas e reivindicações à Secretaria de Educação, comandada por Almir Cicote

  • Educação de qualidade se faz com profissionais valorizados e com condições de trabalho, destaca Sindserv Santo André.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 18/03/2024
  • Compartilhar:

Educadores levaram cartazes ao evento e apontam problemas e reivindicações à Secretaria de Educação, comandada por Almir Cicote

Sindserv Santo André

Educação de qualidade se faz com profissionais valorizados e com condições de trabalho, destaca Sindserv Santo André. Foto: Divulgação

Professores e profissionais da Educação realizaram junto com o Sindserv Santo André uma mobilização na última sexta-feira, dia (15/03), durante o 1º Congresso da Educação, que aconteceu no Ginásio Dell’Antonia. Houve vaias e apitaços contra o prefeito Paulo Serra e o secretário Almir Cicote. O fato gerou polêmica e críticas do governo. Para a gestão,  movimento é politizado.

Diante das críticas, o Sindserv emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira (18/03).  “A ação do Sindserv chamou atenção para que as demandas dos profissionais da Educação sejam de fato respeitadas, cumpridas e atendidas pela Secretaria Municipal de Educação. Os trabalhadores e trabalhadoras da Educação estão adoecendo devido às condições precárias de trabalho e ao sucateamento nas unidades escolares. Nossos cartazes exibidos durante a entrada e dentro do Ginásio Dell’Antonia cobraram do prefeito Paulo Serra e do Secretário de Educação, Almir Cicote, a importância de valorizar de fato os trabalhadores e trabalhadoras da Educação, atendendo as demandas urgentes”, afirmou a diretoria do Sindicato por meio de nota:

Entre os apontamentos dos educadores estão a uma formação permanente, cumprimento da Lei do 1/3 da jornada de trabalho, abertura de Concurso Público para gestão das escolas municipais, realização de ações que combatam a violência e o assédio nas escolas, Respeito à liberdade de cátedra, além de cumprimento da Lei do Acordo Coletivo de Trabalho da RPS (Reunião Pedagógica Semanal) e ROT (Reunião de Organização de Trabalho) online na rede municipal e que não haja mudança no formato na entrega dos atestados médicos.

Leia trecho da nota

“O Sindserv Santo André tem alertado e denunciado esses inúmeros problemas, como também tem cobrado o cumprimento dessas demandas da Secretaria de Educação, mas até o momento não obteve uma solução efetiva para essa realidade vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras da Educação.

Essa situação de revolta da categoria se agravou após a realização de uma reunião com as equipes gestoras das unidades escolares, na qual a Secretaria de Educação informou a mudança no formato da entrega de atestados médicos, ou seja, não serão mais entregues por meio do site da Prefeitura, mas presencialmente. Isso é um desrespeito com o trabalhador e trabalhadora que está enfermo.

Importante destacar que ainda não saiu nenhum decreto sobre a entrega dos atestados. O Sindicato cobrou uma resposta oficial da Prefeitura, reforçando que essa medida não seja implementada”.

Prefeitura

Em nota oficial enviada ao ABCD Jornal, a Prefeitura afirmou que foi um protesto pontual e politizado “organizado por um sindicato ligado a partidos políticos da extrema esquerda para tentar tumultuar de maneira agressiva e desrespeitosa o evento”.

“Destacamos que a Secretaria de Educação já apresentou e está implementando, especialmente no período pós-pandemia, um programa de qualificação e investimentos estruturais maciços na área. Lamentavelmente, a proximidade das eleições municipais acaba estimulando estes movimentos radicais que politizam a educação de maneira preconceituosa e se distanciam daquele que deveria ser o objetivo comum de todos: uma educação de mais qualidade”, finaliza a nota.

Sobre a manifestação e vaias

Em nota, o o Sindserv afirmou que a maioria dos profissionais da Educação que esteve no Ginásio Dell’Antonia, na última sexta-feira, “se manifestou de forma democrática com apitaços e vaias” durante as falas do prefeito e do secretário de Educação. “Isso é reflexo do descontentamento da categoria com esses problemas relatados pelo Sindicato no dia a dia nas unidades escolares”, finalizou  a diretoria do sindicato.