Sinal 5G chega a todas as cidades de São Paulo, São Caetano foi pioneira
São Caetano do Sul está preparado desde o ano passado; em 2022, município foi liberado pela Anatel para ativar o sinal 5G
São Caetano do Sul está preparado desde o ano passado; em 2022, município foi liberado pela Anatel para ativar o sinal 5G
A partir desta semana, a ativação da Internet móvel de quinta geração, 5G, está liberada em todas as 645 cidades do Estado de São Paulo. Para ter acesso à tecnologia que permite maior velocidade de conexão e quantidade de usuários simultâneos, os municípios paulistas precisam implantar a chamada “lei das antenas”, para que as operadoras instalem os novos equipamentos.
O município de São Caetano do Sul está preparado desde o ano passado. Em dezembro de 2022, São Caetano foi liberada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para ativar o sinal 5G. Depois das capitais, São Caetano está entre as primeiras cidades do País a ser habilitada pela Anatel. E em janeiro deste ano, a operadora Claro anunciou a liberação de sinal: o Bairro Nova Gerty foi o primeiro da cidade a ter a cobertura, ativada por essa operadora de telefonia móvel.
CONECTADA
São Caetano se preparou para a nova tecnologia com antecedência. A Lei Municipal nº 5.889, de 27 de agosto de 2020, regulamenta a instalação de licenciamento de infraestruturas de suporte para equipamentos de estações Rádio Base, possibilitando, desde então, a instalação do 5G no município. A lei foi debatida e discutida por técnicos da Seohab (Secretaria de Obras e Habitação) e DTI (Divisão de Tecnologia da Informação) em conjunto com as operadoras e a Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações).
O processo para tornar São Caetano uma cidade cada vez mais conectada começou em 2017, com a integração dos 152 prédios públicos, por meio de 200 quilômetros de fibra óptica. Essa mesma malha de fibra serviu para que, em 2020, a Administração disponibilizasse à cidade um sistema de monitoramento de vias públicas com mais de 300 pontos monitorados, o que culminou com a criação do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).
Em 2018, a cidade começou a disponibilizar internet gratuita em praças e parques da cidade, por meio da rede Wi-Fácil. Em 2021, São Caetano realizou a implantação de um novo sistema de acesso à internet sem fio (WiFi 6) em todas as unidades da Secretaria de Educação, contemplando escolas, bibliotecas, escolas de idiomas e Centro de Formação de Profissionais da Educação. Foram instalados 990 pontos de acesso de rede em salas de aula e áreas comuns de todas as unidades escolares.