S.Caetano começa receber sinal 5G da operadora Claro a partir da Nova Gerty

Mais visitadas

Para ativar basta ser cliente, ter um aparelho compatível e estar em área coberta pela tecnologia; não é necessário mudar de plano ou de chip

pessoas com celulares na mão
Para ativar basta ser cliente, ter um aparelho compatível e estar em área coberta pela tecnologia; não é necessário mudar de plano ou de chip. Foto: Divulgação/PSCS

Nesta segunda-feira (30/1), a operadora Claro anunciou a liberação de sinal de internet móvel de última geração, o 5G, para a cidade de São Caetanol. O Bairro Nova Gerty foi o primeiro da cidade a ter a cobertura, ativada por essa operadora de telefonia móvel. Segundo a empresa, para ativar o 5G basta ser cliente, ter um aparelho compatível e estar em área coberta pela tecnologia; não é necessário mudar de plano ou de chip.

Depois das capitais, São Caetano foi uma das primeiras cidades a ser habilitada pela Anatel para usar o 5G. Nesta semana, a Claro ativou o sinal 5G em 13 localidades das cidades de São Caetano, São Bernardo e Santo André. A empresa anunciou que começou a disponibilizar a tecnologia nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, e continuará expandindo a cobertura em outras áreas do interior do país, de acordo com o planejamento estratégico da empresa.

Segundo Robson Pereira, diretor da DTI (Divisão de Tecnologia da Informação), São Caetano está preparada para a nova tecnologia graças à Lei Municipal nº 5.889, de 27 de agosto de 2020, que regulamenta a instalação de infraestruturas de suporte e permite a instalação do 5G no município. “Essa lei foi debatida e discutida pelos técnicos da Seohab (Secretaria de Obras e Habitação) e DTI, em conjunto com as operadoras e a Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações)”, informa. A expansão para outros bairros, agora, depende apenas das operadoras.

PREPARADA PARA O FUTURO
O processo para tornar São Caetano uma cidade cada vez mais conectada começou em 2017, com a integração dos 152 prédios públicos por meio de 200 quilômetros de fibra óptica.

Em 2018, a Prefeitura lançou o Wi-Fácil, internet gratuita em praças e parques da cidade e, em 2020, criou o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que hoje conta com mais de 450 câmeras de videomonitoramento nos 15 bairros da cidade. No final do ano passado, o CGE já havia ultrapassado a marca dos 114 mil atendimentos desde sua inauguração (0800-7000-156), nas áreas de Segurança, Saúde, Defesa Civil e Trânsito.

Centro de gerenciamento de São Caetano
Em 2020, Prefeitura criou o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que hoje conta com mais de 450 câmeras de videomonitoramento nos 15 bairros da cidade. Foto: Divulgação/PSCS

Em 2021, São Caetano realizou a implantação de um novo sistema de acesso à internet sem fio, o WiFi 6, em todas as unidades da Secretaria de Educação, contemplando escolas, bibliotecas, escolas de idiomas e Centro de Formação de Profissionais da Educação. Foram instalados 990 pontos de acesso de rede nas salas de aula e áreas comuns de todas as unidades escolares.

Em julho de 2022, São Caetano conquistou o primeiro lugar em Indicadores Digitais (entre as cidades de médio porte do País) no Ranking Melhores Cidades do Brasil, da Revista IstoÉ.

alunos no computador
São Caetano realizou a implantação de um novo sistema de acesso à internet sem fio, o WiFi 6, em todas as unidades da Secretaria de Educação. Foto: Divulgação/PSCS

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações