Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Servidores protestam contra projeto de Paulo Serra que altera previdência

Ato organizado pelo Sindserv aconteceu na frente da Câmara nesta quinta-feira; manifestantes foram impedido de entrar no Legislativo   

Última atualização: 30/06/2021 15:11
Por Gislayne Jacinto
Publicado 30/06/2021
Compartilhar

Ato organizado pelo Sindserv aconteceu na frente da Câmara nesta quinta-feira; manifestantes foram impedido de entrar no Legislativo    

Servidores protestam contra projeto de Paulo Serra que altera previdência. Foto: Divulgação

O Sindserv Santo André organizou nesta quinta-feira (24/06) protesto contra o projeto de Lei Complementar de autoria de Paulo Serra (PSDB) que propõe mudanças no Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos. Os manifestantes foram proibidos de entrar na Câmara enquanto estava sendo realizada a sessão.

“Queremos que esse projeto seja retirado do Legislativo, pois não houve discussão com os servidores e com o sindicato”, reclamou Rodrigo Gomes, diretor do Sindserv.

O projeto foi apresentado pelo Executivo nesta segunda-feira (21/05) em regime de urgência. “O PL representa mais um ataque contra os direitos dos servidores públicos municipais andreenses. Depois de aumentar à toque de caixa, em plena pandemia de COVID-19, a alíquota previdenciária de 11% para 14%, agora Paulo Serra quer mudar o regime”, informou o sindicato.

De acordo com a entidade, um dos pontos negativos do projeto de Paulo Serra é a unificação das massas, ou seja, a extinção do atual Regime de Repartição Simples. “Caso seja aprovado pela Câmara, causará um déficit atuarial previdenciário no Instituto de Previdência de Santo André (IPSA) porque prevê a prorrogação em 28 anos do prazo para quitação, ou seja, empurrará a dívida para as futuras Administrações da Prefeitura”, afirmou a entidade.

Na avaliação do Sindserv, a situação tenderá a se agravar “porque não há abertura de concurso público, isso significa, não terão novos servidores para contribuir no sistema previdenciário”.

Outro aspecto prejudicial, de acordo com a entidade, é a alteração da idade para requerer o benefício previdenciário, que passará a ser:  62 anos (mulheres) e 65 anos (homens). Já para os professores, a regra é 57 anos para mulheres, e 60 anos para homens.

“Lamentavelmente, o prefeito apresentou esse projeto a toque de caixa, sem dialogar com o Sindicato, com IPSA e com os servidores. Para nós, é grave essa medida porque coloca em risco o futuro do Instituto e sua capacidade de pagar as aposentadorias/pensões”, disse o representante Legal do Sindicato, Durval Ludovico Silva.

Emenda Constitucional 103

Na justificativa do PL, Paulo Serra argumenta que está amparado pela Emenda Constitucional (PEC) nº 103/2019 (Reforma da Previdência), de autoria do Governo Bolsonaro, que alterou, em novembro de 2019, o sistema de Previdência Social no Brasil.

Estados e municípios vêm aprovando as mudanças nos seus regimes de previdência, seguindo a orientação e propósitos que nortearam a Reforma da União.

O Sindserv ainda informou que para equilibrar as contas do IPSA, a Prefeitura deveria quitar os empréstimos que fez e não pagou desde a época do então prefeito Celso Daniel. “O empréstimo mais recente foi realizado em 2020, quando a Prefeitura confiscou R$ 10 milhões do Instituto de Previdência. A Administração justificou que o dinheiro seria usado no combate à pandemia de COVID-19, mas até o momento não prestou contas de como foi gasto esse recurso e também não devolveu aos cofres do IPSA’, afirmou o Sindserv.

Na época, o Sindicato chegou a protocolar uma Representação ao Ministério Público. Segundo a entidade, a intenção foi cobrar “transparência e devolução desse dinheiro, que é fruto das contribuições dos servidores e servidoras” da cidade.

“Diante dessa pandemia de COVID-19, não é justo que os servidores públicos sejam mais uma vez penalizados com esse desmonte do nosso Regime de Previdência”, disse Durval.

Protocolo

Nesta terça-feira (22/06) o Sindserv reiterou à Câmara dos Vereadores de Santo André que interrompa a votação desse projeto proponha uma Audiência Pública, que reúna as partes interessadas no tema: Sindicato, IPSA e os servidores. Como integrante do Conselho do IPSA, o Sindicato também estuda adotar as medidas cabíveis.

“Vamos pressionar os vereadores a retirarem esse PL da pauta. Convocamos todos servidores e servidoras a se somarem nessa luta, que é de interesse de todos nós. Juntos somos mais fortes”, disse Durval.

O líder do prefeito na Câmara, professor Minhoca (PSDB), foi procurado para se posicionar, mas se calou diante dos questionamentos feitos pelo ABCD Jornal. O presidente da Câmara, Pedrinho Botaro (PSDB), também adotou o silêncio diante das reivindicações da categoria e não deu retorno até o fechamento da reportagem.

 

 

 

Tags:manifestaçãoprefeituraprevidênciaprotestoregimesanto andréservidores

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior S.Bernardo entrega 12 boxes comerciais e base da GCM no Alvarenga
Próximo artigo São Caetano inicia vacinação com doses da Janssen nesta sexta-feira

Últimas notícias

Diadema oferece várias opções de lazer e recreação neste mês de julho
Diadema oferece várias opções de lazer e recreação neste mês de julho
05/07/2025
Santo André interdita Viaduto Castelo Branco totalmente a partir de segunda-feira
Santo André interdita Viaduto Castelo Branco totalmente a partir de segunda-feira
05/07/2025
São Bernardo lança sistema de parcelamento de tributos municipais por cartão de crédito
São Bernardo lança sistema de parcelamento de tributos municipais por cartão de crédito
04/07/2025
São Bernardo cria 3.804 vagas com carteira assinada nos cinco primeiros meses de 2025
São Bernardo cria 3.804 vagas com carteira assinada nos cinco primeiros meses de 2025
04/07/2025
Projeto Bernô Samba Rock abre temporada de férias no ‘Viva o Paço
Projeto Bernô Samba Rock abre temporada de férias no ‘Viva o Paço
05/07/2025

Recomendadas

Ribeirão Pires recebe Selo Caixa Gestão Sustentável
Ribeirão PiresPolítica

Ribeirão Pires recebe Selo Caixa Gestão Sustentável

05/07/2025
Obras no Centro de Santo André evoluem e Prefeitura libera trecho da Luis Pinto Fláquer
Santo AndréCidades

Obras no Centro de Santo André evoluem e Prefeitura libera trecho da Luís Pinto Fláquer

05/07/2025
Prefeito de Rio Grande da Serra cumpre agenda estratégica em Brasília com foco em sustentabilidade, saúde e infraestrutura
Rio Grande da SerraPolítica

Prefeito de Rio Grande da Serra cumpre agenda em Brasília com foco em saúde e infraestrutura

04/07/2025
Santo André acelera reforma de piscina no bairro Santa Teresinha
Santo AndréCidades

Santo André acelera reforma de piscina no bairro Santa Teresinha

04/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?