Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Vídeo: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Semasa monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM

Última atualização: 25/02/2024 13:51
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 25/02/2024
Compartilhar

Semasa monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso
Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso. Foto: Divulgação

Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.

O local fica no limite com o município de Mauá e estava sendo monitorado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). A equipe de Fiscalização Ambiental da autarquia realizou operação nesta sexta-feira (23/02) que culminou no flagrante da irregularidade.

A ação, que contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais), abordou os condutores de cinco caminhões que trabalhavam na área e todos foram conduzidos à delegacia.

A investigação do Semasa utilizou um drone, o que permitiu ter a dimensão exata da intervenção que estava sendo realizada pelos infratores. Além disso, a equipe de Fiscalização Ambiental identificou que a vegetação existente foi suprimida, mas as quantidades ainda serão calculadas.

Todos os veículos apreendidos pela Polícia Civil foram conduzidos ao pátio e a investigação criminal segue a cargo da Delegacia de Crimes Ambientais (Dicma).

A investigação do Semasa utilizou um drone, o que permitiu ter a dimensão exata da intervenção que estava sendo realizada pelos infratores
A investigação do Semasa utilizou um drone, o que permitiu ter a dimensão exata da intervenção que estava sendo realizada pelos infratores. Foto: Divulgação

Em razão dos danos causados à fauna, flora e os impactos diretos ao solo e aos recursos hídricos em Área de Proteção Permanente e em Unidade de Conservação de Proteção Integral, o Semasa multou os responsáveis por descarte irregular de resíduos em 5 mil FMPs (Fator Monetário Padrão) cada. No total, as multas passaram de R$ 132 mil.

Além da multa, os proprietários também serão obrigados a realizar reparação ambiental pelo dano ao meio ambiente. Outros envolvidos ao longo das investigações da autarquia, inclusive empresas, também poderão ser autuados.

Em Santo André, o Semasa é o órgão responsável pela fiscalização dos crimes ambientais. A autarquia atua para coibir o descarte de materiais de forma ilegal, supressão de vegetação, combate à poluição sonora e do ar, entre outros. Denúncias e reclamações podem ser feitas no site www.semasa.sp.gov.br, 24 horas por dia; ou pela Central de Atendimento telefônico, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nos telefones 0800-4848115 ou 4433-9300.

Tags:crime ambientaldenúnciadescarte irregularflagranteGCMmovimentação de terraparque do pedrososanto andrésemasa

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Policial de folga  Policial de folga e sua filha morrem durante roubo; Veja vídeo
Próximo artigo Orlando Morando Em S.Bernardo, obra do Centro de Esportes Aquáticos avança e atinge 50%

Últimas notícias

Drenar São Caetano avança, e vistorias cautelares em imóveis viram aliadas dos moradores contra eventuais danos
Drenar São Caetano: vistorias cautelares em imóveis viram aliadas contra eventuais danos
08/07/2025
GCM de São Bernardo auxilia na prisão de dois criminosos por tráfico de entorpecentes
GCM de São Bernardo auxilia na prisão de dois criminosos por tráfico de entorpecentes
08/07/2025
Polícia investiga colisão de motos que causou queda de piloto e garupa em rio de Sto.André
Polícia investiga colisão de motos que causou queda de motociclista em rio de Sto.André
08/07/2025
Santo André avança em obras de modernização do Campo Transrodi
Santo André avança em obras de modernização do Campo Transrodi
08/07/2025
São Caetano homenageia os Atletas Medalhistas do 27º JOMI e apresenta a Delegação para a 4ª edição do Jotiscs
São Caetano homenageia medalhistas do JOMI e apresenta Delegação para o Jotiscs
08/07/2025

Recomendadas

va entrega, São Bernardo chega à marca de 55 novos ônibus para a frota municipal
São BernardoCidades

Em nova entrega, São Bernardo chega à marca de 55 novos ônibus para a frota municipal

08/07/2025
Diadema lança aplicativo ANA para proteção de mulheres com medida protetiva
DiademaCidades

Diadema lança aplicativo ANA para proteção de mulheres com medida protetiva

08/07/2025
São Bernardo abre inscrições para concurso Miss e Mister 3ª Idade
São BernardoCidades

São Bernardo abre inscrições para concurso Miss e Mister 3ª Idade

08/07/2025
Ribeirão PiresCidadesDestaque 2

Motorista embriagado provoca acidente grave com três feridos em Ribeirão Pires

08/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?