VOLTAR
  • Variedades

SemanaJur da Direito São Bernardo movimenta 1,5 mil pessoas

Coordenador da Semana Jurídica, Prof. Dr. Arthur Rollo, elogiou a diversidade de palestrantes e temas abordados durante o evento

  • SemanaJur da Direito São Bernardo movimenta 1,5 mil pessoas.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 29/08/2023
  • Compartilhar:

Coordenador da Semana Jurídica, Prof. Dr. Arthur Rollo, elogiou a diversidade de palestrantes e temas abordados durante o evento

SemanaJur

SemanaJur da Direito São Bernardo movimenta 1,5 mil pessoas. Foto: Divulgação

A 23ª Edição da Semana Jurídica da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC) encerrou-se na sexta-feira (25/08), após cinco dias de intensos debates e palestras que reuniram um público expressivo de 1,5 mil pessoas. Esse número reflete a rotatividade entre alunos, ex-alunos, visitantes e convidados que participaram ativamente do evento.

Coordenação

O coordenador da Semana Jurídica, Prof. Dr. Arthur Rollo, elogiou a diversidade de palestrantes e temas abordados durante o evento, destacando que o objetivo principal da SemanaJur é enriquecer o debate entre os estudantes da Faculdade de Direito.

“Toda programação da SemanaJur foi pensada para agregar participantes, ampliar o debate e promover um evento plural. Tivemos a oportunidade de formar mesas com grandes nomes do direito e também unir jornalistas, ativistas e grandes nomes do cenário de diversas áreas. Em um evento como este, unem-se estudantes e operadores do direito que ao final podem sair ainda mais enriquecidos no que tange o conhecimento”, afirmou o Prof. Dr. Arthur Rollo.

Para o diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Prof. Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, o momento é de abrir as portas e ampliar a participação em assuntos de interesse ao universo jurídico. “Tradicionalmente realizamos a Semana Jurídica em agosto, é um marco histórico do mês do advogado e a cada ano procuramos engrandecer ainda mais a programação, trazendo destaques e colocando os alunos em papéis de protagonismo. Estamos prestes a completar 60 anos, o curso de direito no Brasil em breve completa 200 anos, então, cada vez mais precisamos debater, discutir e nos atualizar sobre os temas, mostrando interatividade, aliando tecnologia afinal, todas palestras foram transmitidas ao vivo, tivemos desafios envolvendo inovação e claro, à tradição, com grandes nomes do cenário nacional”, contou o diretor.

Oportunidade

A secretária-geral da Autarquia Municipal, Cristiane Oliveira, destaca o saldo positivo do evento: “A SemanaJur mais uma vez confirma a importância de oportunizar mais conhecimento e reflexão à Comunidade Acadêmica. O nosso contentamento quanto à participação dos funcionários juntamente com os alunos e professores é enorme. SemanaJur sempre memorável.”

OAB

Promovida em conjunto com a 39ª Subseção da OAB (Ordem do Advogados do Brasil), a SemanJur também aproximou a entidade de classe do ambiente acadêmico. “Aqui está o futuro da advocacia do Brasil e nossa missão, enquanto Ordem, é aproximar e promover a integração do aluno com a Casa. Fizemos questão de participar ativamente da composição de meses, trazer comissões para serem representadas de acordo com cada painel e, principalmente, nos colocar à disposição dos alunos através da Comissão de Acadêmicos”, destacou o presidente da OAB SBC, Dr. Luiz Ricardo Bertanha.

Pluralidade

Dentre os destaques da programação, a palestra magna ministrada pelo Professor Luca Mezzetti, que abordou os “Desafios Contemporâneos ao Estado de Direito”, marcou o início do evento. Esse tópico essencial examinou as transformações atuais nos sistemas legais em todo o mundo e suas implicações nas garantias fundamentais dos cidadãos.

Além disso, o evento contou com a participação do Delegado Bruno Lima, conhecido por seu trabalho em prol da segurança pública e da proteção dos animais. Ele abordou a “Proteção e Direitos dos Animais”, um tema de crescente relevância na sociedade moderna, onde a conscientização sobre os direitos dos animais tem ganhado destaque.

Outro momento de destaque foi a palestra do Professor Jorge Alejandro Amaya, que discutiu as “Fronteras del Sistema Interamericano de Protección de Derechos Humanos”. A discussão sobre os desafios enfrentados pelo Sistema Interamericano de Proteção de Direitos Humanos é fundamental para compreender o papel do direito internacional na defesa das garantias individuais em um contexto global.

A programação da Semana Jurídica também abordou temas sensíveis e atuais, como saúde mental dos estudantes e profissionais do direito, o impacto do cancelamento nas redes sociais, a valorização da advocacia, a relevância da Justiça Militar, a prevenção e punição do crime de importunação sexual, práticas abusivas dos planos de saúde e o respeito às diversidades.

Com uma diversificada gama de assuntos abordados e a presença de profissionais renomados, a 23ª Edição da Semana Jurídica da FDSBC consolidou-se como um espaço fundamental para a troca de conhecimento e experiências no universo jurídico, proporcionando aos participantes uma visão abrangente e atualizada das questões legais que permeiam nossa sociedade.