VOLTAR
  • Esporte

Atleta do Time SP bate recorde mundial de levantamento de peso

Mariana D'Andrea conquistou primeiro ouro brasileiro na modalidade levantando 151 kg, maior marca da categoria em Dubai

  • Atleta do Time SP bate recorde mundial de levantamento de peso.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 29/08/2023
  • Compartilhar:

Mariana D’Andrea conquistou primeiro ouro brasileiro na modalidade levantando 151 kg, maior marca da categoria em Dubai

Mariana D'Andrea

Atleta do Time SP bate recorde mundial de levantamento de peso. Foto: Divulgação

No último fim de semana, a atleta do Time São Paulo Paralímpico, Mariana D’Andrea, conquistou a primeira medalha de ouro do país no Mundial de Halterofilismo Paralímpico, que acontece em Dubai. Além do feito, a atleta bateu recorde mundial na categoria até 79kg, levantando 151 kg e vencendo a nigeriana Bose Omolayo, até então era líder do ranking na categoria, e que nessa disputa levantou 150kg, ficando atrás da brasileira.

A prova teve outras quebras de recorde, que inicialmente era de Bose (145 kg, conquistado no Egito em 2022). Mariana suportou 141 kg (recorde das Américas), 146 kg (recorde mundial) e os 151 kg que garantiram a medalha de ouro e a nova marca recorde.

Com uma delegação que supera a convocada na edição anterior (18 participantes), a equipe brasileira conta com um total de 23 halterofilistas, com Mariana representando o Time SP.  O Mundial de Halterofilismo Paralímpico está sendo realizado de 22 a 30 de agosto.

Time SP

Criado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Time São Paulo Paralímpico 2023 conta com R$ 6 milhões de investimento da SEDPcD direcionados a 106 atletas de 14 modalidades, que representam o estado e o país em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.

No mês de julho, 25 atletas do Time SP que participaram do Mundial de Atletismo Paralímpico, em Paris, conquistaram metade das medalhas brasileiras. (https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/time-sp-conquista-metade-das-medalhas-brasileiras-no-mundial-de-atletismo-paralimpico-em-paris/).

Em agosto, outros nove atletas do Time SP que disputaram o Mundial de Natação Paralímpica, na Inglaterra, ganharam 21 das 46 medalhas brasileiras. (https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/time-sp-conquista-21-medalhas-brasileiras-no-mundial-de-natacao-paralimpico/). Também em agosto, atletas do Time SP fizeram bonito no Mundial de Canoagem Paralímpica, na Alemanha.