VOLTAR
  • Economia

Sem acordo, greve na Mercedes-Benz é mantida

Sindicato dos Metalúrgicos diz que empresa vai recorrer à Justiça do Trabalho

  • Trabalhadores da Mercedes, em São Bernardo continuam em greve.
    Foto: Divulgação/Edu Guimarães/SMABC
  • Por: Redação
  • Publicado em: 22/05/2018
  • Compartilhar:

 

Sindicato dos Metalúrgicos diz que empresa decidiu recorrer à Justiça do Trabalho

Trabalhadores da Mercedes, em São Bernardo continuam em greve. Foto: Divulgação/Edu Guimarães/SMABC

Os trabalhadores na Mercedes-Benz, em São Bernardo mantêm a greve, iniciada na segunda-feira (14/04). Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (22/05), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou que não houve avanço nas negociações com a montadora e que a empresa decidiu ingressar na Justiça do Trabalho.

Em campanha salarial, com data-base em maio, os 8 mil metalúrgicos na planta da Mercedes-Benz têm mantido a fábrica parada durante todos os dias da mobilização. Eles reivindicam a assinatura de um acordo coletivo que garanta reajuste incorporado aos salários, mudança no cálculo da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e manutenção das cláusulas sociais previstas no acordo anterior. Na última sexta-feira, 18, os trabalhadores rejeitaram proposta da montadora que previa reposição pelo INPC mais um abono não incorporado aos vencimentos.

Para o diretor-executivo do Sindicato e trabalhador na Mercedes-Benz, Moisés Selerges, a decisão da fábrica representa um retrocesso em relação ao processo de negociação que sempre ocorreu entre empresa e a entidade sindical. “Foi precipitado. Na história dos trabalhadores na Mercedes, os impasses sempre foram resolvidos numa mesa de negociações”, avaliou. “Vamos continuar tentando reestabelecer um diálogo com a direção. Dialogar é sempre a saída mais inteligente”, reforçou.

Para esta quarta está prevista nova assembleia em frente à empresa.