Sem a presença de nenhum prefeito no Consórcio, secretário de Estado fala de turismo
Encontro teve por objetivo iniciar tratativas com o Estado para fortalecer turismo regional, mas chefes dos Executivos de 5 cidades da região não foram à reunião
Encontro teve por objetivo iniciar tratativas com o Estado para fortalecer turismo regional, mas chefes dos Executivos de 5 cidades da região não foram à reunião
Sem a presença de nenhuma prefeito, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu na manhã desta quinta-feira (16/05) o secretário estadual do Turismo, Roberto de Lucena, e iniciou tratativas para uma parceria com o Estado para fortalecimento do turismo regional.
Questionado como avalia a ausência dos chefes do Executivo da Região, Lucena preferiu não fazer críticas. Disse que foi uma reunião técnica. A reportagem apurou houve certo desconforto com o esvaziamento da reunião que foi agenda há dois dias. O Consórcio é composto pelas cidades de Santo André, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rui Grande da Serra. Nem o presidente da entidade, José de Filippi Júnior compareceu ao encontro.
Na reunião, o Fórum de Turismo Instância de Governança Regional (IGR), formado por integrantes das secretarias municipais, sociedade civil organizada e associações do setor, organizado pelo Consórcio ABC, apresentou as demandas da região para a área e detalhou o planejamento da instância responsável pela Região Turística ABCTur, batizada de Roteiro da Natureza e Indústria.
“A gente vem trabalhando em um planejamento estratégico, buscando parcerias tanto com o governo federal quanto com o estadual para investimentos no Turismo local. Temos projeto pronto de cicloturismo e outras ações possíveis, como a organização de uma rota regional gastronômica”, comentou o diretor de Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC, Joel Fonseca, que mediou o encontro.
O secretário estadual disse que a tendência é de o governo estadual investir em ações regionais e que o trabalho do Grande ABC já está preparado para dar continuidade na formalização de um acordo de cooperação técnica com governo do Estado.
“A região está de parabéns. O projeto aqui está organizado e bem amadurecido, com um planejamento estratégico baseado em dados para colocar velocidade às ações”, afirmou Roberto de Lucena.
Segundo o secretário estadual, o objetivo da pasta é criar ao menos 10 observatórios regionais de Turismo entre 2024 e 2025 em todo o Estado, sendo um deles no Grande ABC.
“A região aqui é um espaço de indução de turismo. Estamos nos colocando à disposição para seguirmos adiante nesta parceria com foco no fomento ao turismo regional das sete cidades”, comentou Lucena.